03/09/12 |   Produção animal  Recursos naturais

Prosa Rural - Água de cisterna para consumo animal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Setembro/2012 - 1ª semana - Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

Na convivência com o semiárido brasileiro são essenciais as tecnologias que aumentam a oferta de água nos períodos de seca. As cisternas rurais têm se mostrado uma alternativa de aptidão flexível, que podem ser empregadas para armazenar água das chuvas e suprir as demandas tanto das famílias quanto de pequenas hortas e ainda para abastecer os rebanhos.

No programa desta semana, o Prosa Rural apresenta a experiência que pesquisadores e técnicos da Embrapa Semiárido realizam em comunidades no interior da Bahia, de Pernambuco e do Piauí com o emprega de cisternas para uso familiar e para dessendentação dos animais. É um trabalho apoiado pelo programa Uma Terra e Duas Águas (P1 + 2).

O programa terá a participação da pesquisadora Luiza Teixeira Lima de Brito e do técnico Nilton Brito, da Embrapa Semiárido (Petrolina/PE).

Tradicionalmente, a cisterna é reservada como fonte de água exclusiva para as pessoas. Aos animais costuma-se reservar um barreiro ou açude, que perde muita água pela evaporação ao longo dos meses de seca. Além da perda de volume, a água se torna enlameada e pode ser infestada por parasitas que comprometem a saúde desses animais. Portanto, a construção de uma segunda cisterna na propriedade, destinada ao abastecimento dos animais, ajuda não só a prevenir as perdas por evaporação, mas também a melhorar a qualidade da água fornecida ao rebanho, principalmente se for captada das chuvas que caem sobre os telhados.

No caso da captação for uma linha de drenagem natural, como uma estrada, é recomendada a instalação de um sistema de filtragem entre a captação e o armazenamento para a retirada de resíduos orgânicos que possam comprometer a qualidade da água.

Por meio do programa P1+ 2 os agricultores recebem apoio para a instalação de uma segunda cisterna em sua propriedade. De acordo com Nilton de Brito, a cisterna tem um custo de construção menor que o do barreiro e ainda preserva a água de fontes de contaminação.

Saiba mais sobre este assunto ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

 

Marcelino Ribeiro (DRT-BA 1127)
Embrapa Semiárido

Contatos para a imprensa

Telefone: (87) 3862-1711

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2012