24/05/17 |   Produção animal  Produção vegetal  ILPF

Dia de Campo na TV - Sistema Integração Lavoura-Pecuária garante mais pasto na seca

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Sandra Brito

Sandra Brito -

Este programa foi ao ar no dia 26 de maio de 2017

O Dia de Campo na TV vai falar sobre o potencial da Integração Lavoura-Pecuária (ILP) para atenuar os problemas enfrentados por pecuaristas e produtores em situações de falta de chuva. O Sistema Integração Lavoura-Pecuária (ILP) combina atividades de agricultura e pecuária em uma mesma área, de forma sustentável, e favorece a fertilidade do solo, que é essencial para que haja pastagem de qualidade durante o ano. O planejamento deve considerar um horizonte de vários anos.  

Na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), foi implantada uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) para demostrar o potencial da ILP. O objetivo do trabalho é apresentar aos produtores da região as alternativas do sistema, para facilitar a tomada de decisões e estratégias para fazer o manejo de forma sustentável. O pesquisador Ramon Costa Alvarenga explica que a área experimental foi dividida em quatro glebas de aproximadamente 5,5 ha, onde foram estabelecidos quatro sistemas de cultivos em rotação, “tendo como premissa a utilização do sistema plantio direto: soja, milho consorciado com capim, sorgo forrageiro consorciado com capim e pastagem de capim Tanzânia. Todo ano, são utilizados bovinos de corte para o pastejo contínuo.”

O programa vai apresentar os principais resultados obtidos pelo trabalho desenvolvido na URT, no período de dez anos. Também serão demonstradas estratégias de recuperação e renovação de pastagens pelo uso da ILP, tanto para produção de grãos e silagem quanto para a produção de pastagens.

O Dia de Campo na TV "Sistema Integração Lavoura-Pecuária garante mais pasto na seca" foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF), em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do tema principal, o programa ainda aborda outros assuntos nos quadros: “Agência Embrapa de Notícias”, “Sempre em Dia”, “Repórter em Campo”, “Na Mesa”, “Quem quer ser cientista”, “Minuto do Livro”, e “Ciência e Tecnologia em Debate”.

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Sandra Brito (MG 06230 JP)
Embrapa Milho e Sorgo

Telefone: (31) 3027-1223

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/