12/05/13 |   Agricultura familiar

Prosa Rural - Ração balanceada para abelhas na época da seca

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Maio/2013 - 2ª semana - Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

Como toda cultura no semiárido, a apicultura também requer cuidados especiais para que a seca não prejudique a produção. No caso das abelhas, alguns cuidados simples, como a disponibilização de ração e água, podem garantir a preservação do enxame.

A ração para abelhas é um instrumento importante para que os insetos não abandonem os apiários  por falta de alimentos na época da seca. O engenheiro agrônomo José Fernandes Neto, da Empresa Bahiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), explica que a apicultura é uma atividade lucrativa, mas a forma de produção mais utilizada no semiárido é a extrativista, em que o apicultor retira o produto, mas não assiste às abelhas. Com a retirada do mel na época da chuva, as abelhas ficam sem reservas para a época da seca, abandonando o apiário em busca de alimento. Para grantir a permanência das abelhas, é importante que o produtor forneça ração e água aos insetos. A ração não substitui os nutrientes do pólen, mas é suficiente para manter as abelhas sadias durante a seca.

A pesquisadora Márcia de Fátima Ribeiro, da Embrapa Semiárido (Petrolian – PE), destaca que existem dois tipos de ração: a de fonte proteica e a energética. Para o fornecimento adequado de ração, é  necessário que o produtor observe a velocidade em que as abelhas consomem o produto. A ração energética deve ser consumida em até 48 horas, pois em um período maior de tempo, a ração pode estragar, causando prejuízo à colméia. As abelhas sem ferrão não aceitam a ração proteica, somente a energética.

Saiba mais sobre a ração balanceada para abelhas na época da seca, ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

 

Marcelino Lourenço Ribeiro Neto (DRT-BA 1127)
Embrapa Semiárido

Contatos para a imprensa

Telefone: (87) 3866-3734

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2013