17/10/11 |   Agroecologia e produção orgânica

Prosa Rural - Produção de flores e plantas ornamentais da caatinga

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Outubro/2011 - 3ª semana - Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

Além de sua beleza, as flores e plantas ornamentais podem ser uma excelente opção de renda para a agricultura familiar. Estima-se que a floricultura movimenta, mundialmente, mais de US$ 90 bilhões e, no Brasil, em torno de US$ 800 milhões. A produção de flores tropicais é o ramo mais novo desse agronegócio, que apresenta alta rentabilidade e grande potencial de exploração, principalmente para abastecer o mercado externo.

Os consumidores estão sempre em busca de novidades no setor. As flores e plantas ornamentais do bioma caatinga se apresentam como mais uma oportunidade de fonte de renda ao pequeno produtor. Cactos, palmeiras, bromélias e orquídeas podem ser cultivadas com objetivo comercial e sem deixar de lado os cuidados com o meio ambiente. Para tanto, o programa de Produção Integrada de Flores (PIF) surge como um valioso instrumento.

Segundo o pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE) e coordenador da PIF no Brasil, José Luiz Mosca, o programa busca elevar os padrões de competitividade "por meio da adoção de boas práticas de produção e conceitos de rastreabilidade". Mosca acredita que o Brasil e, particularmente, a região Nordeste, possui um grande potencial para a atividade. "Temos solos e climas propícios, rotas aéreas regulares e políticas públicas voltadas para o setor, tornando a região privilegiada para o desenvolvimento da floricultura tropical".

A profissionalização do setor ainda é recente, mas já mobiliza cerca de 4.000 produtores, numa área cultivada de seis mil hectares, com a geração de 120.000 empregos diretos e indiretos. Nesta edição do Prosa Rural, o ouvinte ficará por dentro de todas as informações para que possa iniciar sua própria produção.

O Prosa Rural sobre "Produção de flores e plantas ornamentais da caatinga" é uma produção da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza – CE) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF) , unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

 

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

 

Ricardo Moura (DRT 1681CE JP)
Embrapa Agroindústria Tropical

Contatos para a imprensa

Telefone: (85) 3391-7117

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2011