18/07/11 |   Agricultura familiar  Agroecologia e produção orgânica

Prosa Rural - Sabonete de melão-de-são-caetano no controle de micoses e parasitas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Julho/2011 - 3ª semana - Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

Agosto/2011 - 5ª semana - Região Norte e Região Centro-Oeste/Sudeste

Planta trepadeira de pequeno porte e bastante comum no interior do nordeste, o melão-de-são-caetano também é conhecido como erva-de-lavadeira, melãozinho, fruta-de-negro ou fruta-de-cobra. Diferente do melão, a fruta, que tem coloração amarela e polpa adocicada, o melão-de-são-caetano apresenta pequenos frutos cor de ouro com espinhos flexíveis na superfície. Esses frutos, quando maduros, se abrem espontaneamente, deixando à mostra suas sementes avermelhadas, comestíveis, muito apreciadas por pássaros.

Como a pesquisadora Maria do Carmo dos Santos Lima explica durante o Prosa Rural desta semana, a planta pode ser usada de forma auxiliar no tratamento de doenças de pele causadas por fungos, além de micoses e sarnas. "Além de prevenir doenças, o melão-de-são-caetano controla micoses e alguns parasitas que infestam animais, como os carrapatos e pulgões", explica a pesquisadora aposentada da Empresa de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa).

A indicação da pesquisadora é utilizar o melão-de-são-caetano na composição de um sabonete líquido, caseiro, muito simples de ser preparado, que pode ser usado por pessoas e também no tratamento de feridas de animais atacados por parasitas, como carrapatos, por exemplo. O sabonete não tem contra-indicações. É feito com sabão de coco, o sumo das folhas do melão-de-são-caetano e água morna.   

Durante o programa, Maria do Carmo explica, passo a passo, como fazer o sabonete com as folhas do melão-de-são-caetano. Uma das vantagens do produto é ser totalmente natural, isento de aditivos químicos. Além disso, seu uso ajuda a diminuir gastos com medicamentos dermatológicos que, geralmente são caros.

O produto deve ser usado assim que a doença ou a ferida aparecer sobre a pele. No caso de pessoas com sarna, deve-se usar logo que a coceira começar. Nos animais, (gatos, cachorros, bovinos), o sabonete pode ser utilizado ao primeiro sinal de lesões na pele. A pesquisadora lembra que, em se tratando de doenças, o médico sempre deve ser consultado.   

O Prosa Rural é o programa de rádio da  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Norte

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

Região Centro-Oeste/Sudeste

 

Wilma Wanda de Souza Emeri
Emepa

Contatos para a imprensa

Telefone: (83) 3218-5476

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2011