02/08/10 |   Recursos naturais

Prosa Rural - Como garantir a qualidade da água nas cisternas rurais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Agosto/2010 - 1ª semana - Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

A captação e o armazenamento das águas de chuva são questões chave nas estratégias dos agricultores familiares para conviver com o ambiente quente e seco do sertão nordestino. Na região, proliferam experiências bem sucedidas de organizações comunitárias e de políticas públicas em torno da "guarda" dessas águas para uso no abastecimento das famílias ou na produção agrícola, quando a estiagem avança sobre as residências e as propriedades. O Prosa Rural desta semana entrevista a pesquisadora da Embrapa Semiárido (Petrolina/PE), Luiza Brito, sobre como garantir a qualidade da água das cisternas, uma das alternativas encontradas pelos agricultores para captar e armazenas a água das chuvas.

Durante o programa, a pesquisadora fala sobre os aspectos de manejo da água das chuvas captada e armazenada nas cisternas. Segundo ela, as famílias devem adotar medidas para impedir a entrada de sujeira nas cisternas e evitar a contaminação da água – as chamadas barreiras sanitárias.

O primeiro passo é escolher um local adequado para a instalação da cisterna, distante de fossas e currais de animais. É importante fazer a limpeza periódica do telhado e das calhas da residência, pois a água das chuvas que vai para as cisternas passa por esses locais de escoamento. Também é preciso verificar existência de rachaduras nas cisternas e a limpeza das tampas. A água deve ser retirada com bombinhas manuais em vez de baldes e cordas.

Antes do consumo, é importante tratar a água com o cloro distribuído pela Fundação Naciional de Saúde (Funasa) e, ainda, filtrá-la ou fervê-la por cinco minutos. "È fundamental a capacitação das famílias quanto ao manejo da água. A adoção de medidas preventivas contribuem para a melhoria significativa da qualidade da água", destaca Luiza Brito.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

 

Marcelino Ribeiro
Embrapa Semiárido

Contatos para a imprensa

Telefone: (87) 3862-1711

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2010