25/10/10 |   Agroecologia e produção orgânica

Prosa Rural - Como produzir a farinha de qualidade Buorarema

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Outubro/2010 - 4ª semana - Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

A farinha de mandioca Buerarema ganhou reconhecimento no Brasil por sua excelente qualidade, segundo a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Para produzir esta farinha, o produtor rural deve seguir várias etapas de produção que vão desde a escolha das variedades de mandioca a serem cultivadas até a torração da farinha. No Prosa Rural desta semana, o engenheiro agrônomo da EBDA, Paulo Beline de Almeida, explica como produzir a farinha de mandioca de qualidade Buerarema e conta um pouco da história deste produto.

A farinha de mandioca de qualidade Buerarema começou a ser produzida na microrregião do município de mesmo nome, localizado ao Sul da Bahia. Trata-se de uma região com características diferenciadas, como temperaturas médias em torno de 26 graus Celsius, pluviosidade entre 1500 a 2000 mm/ano, além de solo com fertilidade mediana, o que favorece o bom desenvolvimento desta cultura.

"A produção desta farinha se tornou possível devido à capacitação dos agricultores em tecnologias de produção diferenciadas. Eles também puderam contar com o apoio de unidades demonstrativas participativas instaladas na região, além de plantarem variedades de mandiocas mansa e brava desenvolvidas pela Embrapa e adaptadas à esta região da Bahia", ressalta o engenheiro agrônomo da EBDA.

Segundo Beline, o  primeiro passo para a produção da farinha Buerarema é a escolha da variedade, que deve ser produtiva, sem causar problemas ao produto final, como o enegrecimento. Durante o processamento da farinha, recomenda-se atenção aos seguintes procedimentos: o produtor não deve raspar a raiz, mas sim descascá-la. A raiz deve ser lavada e, em seguida, prensada para a retirada da manipueira. Feito isso, é necessário realizar o pré-cozimento e, por fim, a torração final. Nesta etapa, o produtor deve "zanzar" a farinha, ou seja, movimentá-la toda para um lado e para o outro.

"Nunca retire a goma ou a fécula da farinha, pois  farinha com goma significa farinha de qualidade", recomenda o engenheiro agrônomo da EBDA.

Saiba mais sobre como produzir a farinha de qualidade Buerarema ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

 

Regina Regária
Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EDBA)

Contatos para a imprensa

Telefone: (71) 3116-1846

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2010