01/06/09 |   Agroecologia e produção orgânica

Prosa Rural - “Ponto final” nos ataques de lagartas às culturas agrícolas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Junho/2009 -  1ª semana - Regiões Norte, Centro-Oeste/Sudeste e Sul

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia espera colocar um "ponto final" nos ataques de lagartas às culturas agrícolas no Brasil, pois desenvolveu um inseticida totalmente biológico capaz de controlar essas pragas, sem fazer mal à saúde humana, de animais e ao meio ambiente.

O bioinseticida foi desenvolvido em parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a empresa Bthek Biotecnologia (DF) e é capaz de controlar diversas lagartas que atacam culturas agrícolas, entre as quais, destacam-se: a lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis); lagarta das hortaliças (Plutella xylostella), também conhecida como traça das crucíferas; e a lagarta do cartucho do milho (Spodoptera frugiperda).

O produto, que ganhou o nome de "Ponto Final", foi desenvolvido a partir de uma bactéria denominada Bacillus thuringiensis (Bt), amplamente utilizada em programas de controle biológico de pragas em todo o mundo. A raça da bactéria selecionada para a formulação do bioinseticida age especificamente contra as lagartas, sendo inofensiva a quaisquer outros seres vivos.

A pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rose Monnerat, explica como é a ação do bioinseticida: "Uma vez que a larva ingere a proteína tóxica produzida pela bactéria, essa toxina vai para o intestino da larva, causando uma ruptura, uma infecção, levando a larva à morte". O Diretor Técnico da Bthek Biotecnologia, Marcelo Soares, que também participa do Prosa Rural desta semana, aponta outra vantagem do produto: o fato de sua aplicação dispensar o uso dos Equipamentos de Proteção Individual, (EPIs), o que tem agradado aos trabalhadores rurais que fizeram as aplicações experimentais do "Ponto Final".

A aplicação do bioinseticida segue os mesmos procedimentos adotados para os produtos convencionais, inclusive em termos de quantidade. Com apenas um litro por hectare, o "Ponto Final" é capaz de matar as lagartas-alvo, preservando insetos benéficos ao ambiente, como as "joaninhas" e as "tesourinhas", que também são eficientes como predadoras naturais de lagartas e pulgões. Justamente por não ser prejudicial ao meio ambiente e a outros seres vivos, o novo inseticida biológico traz ainda uma característica bastante interessante: foi certificado para uso em sistemas de agricultura orgânica.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Norte

Região Centro-Oeste/Sudeste

Região Sul

 

Fernanda Diniz
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Contatos para a imprensa

Telefone: 61 3448-4769 e 3340-3672

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2009