30/11/09 |   Agroecologia e produção orgânica

Prosa Rural - Aproveitamento agropecuário e socioambiental da manipueira

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Novembro/2009 - 5ª semana - Regiões Norte, Nordeste/Vale do Jequitinhonha e Sul

Por falta de conhecimento, muitos produtores despejam a manipueira - um líquido de cor amarelada que sai da mandioca, após ela ser prensada, durante a fabricação da farinha - na natureza, provocando a poluição de solos e rios. A manipueira, no entanto, se manejada corretamente pode trazer grandes benefícios à agricultura. O engenheiro agrônomo Albérico Paixão, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA (Salvador/BA), dá dicas de como utilizar a manipueira de forma adequada e gerar uma renda extra para os agricultores familiares.

Na produção de farinha, para cada 1 mil kg  de mandioca processada, são produzidos em torno de 300 litros de manipueira. Esse produto, se for manejado corretamente, pode ser aproveitado como bioinseticida, fungicida, acaricida, nematicida e, mesmo, como fertilizante natural, evitando a poluição do meio ambiente, com melhor aproveitamento do subproduto.

Como inseticida e acaricida, por exemplo, o produtor deve utilizar a manipueira nos três primeiros dias, após sua saída da prensa. Depois desse prazo, o ácido cianídrico e demais cianetos exalam, perdendo o seu poder de inseticidas.

Outra utilidade deste líquido é como alimento para animais ruminantes. Para essa finalidade, o produtor deve estar atento a alguns detalhes. Primeiro, é muito importante deixar o líquido em repouso, numa sombra, durante quatro ou cinco dias. A parte sólida do fundo do recipiente, não pode ser oferecida aos animais, assim como a espuma deve ser retirada. Após esse período, os venenos presentes na manipueira perdem seu efeito e não intoxicam o rebanho. Outra dica é acostumar os animais ao consumo da manipueira. Durante uma semana, o máximo que os animais podem ingerir, são cinco litros do líquido, por dia.

Tendo em vista que a manipueira apresenta em sua constituição o ácido cianídrico, tóxico para os animais, é muito importante que o agricultor antes de usar a manipueira na alimentação dos seus animais,  procure um técnico agropecuário da sua região.

Albérico Paixão, destaca, no entanto, que, se por um lado, o aproveitamento da manipueira traz  muitos benefícios à uma comunidade, por outro, seu despejo incorreto causará danos ambientais sérios. "Se a manipueira for despejada em grandes quantidades nos cursos de água ou no solo, poderá causar a contaminação dos lençóis de água  subterrâneos".

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Norte

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

Região Sul

 

Regina Genária
EBDA

Contatos para a imprensa

Telefone: (71) 3116-1847

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2009