15/05/09 |   Agricultura familiar

Prosa Rural - Casca de coco verde como cobertura morta em pomares de coqueiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Maio/2009 - 2ª semana - Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

A cobertura morta é uma técnica natural de manejo do solo que ajuda a manter sua umidade, a controlar o mato e a evitar a erosão. No Prosa Rural desta semana, a técnica é recomendada para coqueirais. O pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, Fábio Miranda, explica como o uso da casca de coco verde como cobertura morta pode trazer economia para os produtores. Entre outros benefícios, o material impede o crescimento de plantas daninhas, diminuindo os gastos com capinas e com a compra de herbicidas.

Fábio Miranda explica que a casca de coco verde serve como fonte de nutrientes para a cultura do coqueiro, uma vez que é rica em potássio e cálcio, além de também ter nitrogênio, magnésio e outros nutrientes em menor quantidade. "A cobertura morta com a casca de coqueiro reduz as perdas de água por evaporação, mantendo a umidade do solo, o que se traduz em economia de água", explica o pesquisador. "Outra vantagem é a diminuição do problema ambiental causado pelo acúmulo da casca de cascas de coco verde em indústrias e nas cidades", completa.

Para ser usada como cobertura morta, a casca do coco verde precisa ser triturada em um equipamento especialmente desenvolvido para este fim e que já está disponível, para compra, em Fortaleza, no Ceará.

Em um experimento realizado em Petrolina, no estado de Pernambuco, a aplicação desse tipo de cobertura morta em coqueirais resultou num aumento de produção de até 50%. O custo para adoção da técnica varia de R$ 2,50 a R$ 7,00 por planta, dependendo de fatores como a distância entre a propriedade e o local de onde serão recolhidas as cascas de coco verde, e do fato de o produtor possuir ou não veículo próprio para o transporte do material.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

 

Teresa Cristina Ferreira (812CE JP)
Embrapa Agroindústria Tropical

Contatos para a imprensa

Telefone: (85) 3391-7117

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2009