30/03/09 |   Agricultura familiar  Agroindústria

Prosa Rural - Como plantar castanha-do-brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Março/2009 - 5ª semana - Região Norte

Fruto típico da região norte do país, também conhecido como castanha-do-pará ou castanha-da-amazônia, a castanha-do-Brasil tem grande valor econômico. A amêndoa pode ser utilizada para fazer a extração de óleo. E a madeira da castanheira, árvore muito utilizada para reflorestamento, pode ser empregada na construção civil.

A propagação da castanha-do-Brasil é feita com mudas, que, em geral, podem ser formadas de duas maneiras diferentes: a partir de sementes ou por enxertia. No Prosa Rural dessa semana, o produtor vai ficar sabendo como fazer o plantio produzindo mudas a partir de sementes.

Sebastião Sales Lopes, técnico do Laboratório de Sementes da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus - AM), explica que para que as novas árvores sejam fortes e produtivas "as plantas selecionadas, de onde se vai colher as sementes, devem ser saudáveis e com copas bem formadas". Sebastião fala também sobre a sementeira, uma estrutura que o produtor deve construir para formar as mudas antes de levá-las ao campo.

O programa traz dicas importantes em relação à formação das mudas, detalhando alguns cuidados necessários para que dêem origem a frutos de boa qualidade. Sebastião explica, por exemplo, como saber qual a época mais adequada para se levar as mudas ao campo, observando-se seu tamanho e o estágio de desenvolvimento em que se encontra.

 

Região Norte

 

Adriana Ribeiro
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 3303-7860

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2009