09/03/09 |   Produção animal

Prosa Rural - Consórcio de pastagens de inverno para produção de leite

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Março/2009 - 2ª semana - Região Sul

O Prosa Rural dessa semana vai falar sobre consórcio de pastagens de inverno para produção de leite. Esse modelo pode ser muito atrativo para os pecuaristas mas a técnica, que não é uma novidade, andou esquecida pelos produtores rurais durante algum tempo.

Em vez de fazer a consorciação, os pecuaristas começaram a plantar uma única espécie de pastagem e a usar fertilizantes nitrogenados à base de petróleo para aumentar sua produção. Com o tempo, descobriu-se que essa técnica era extremamente prejudicial ao meio ambiente e também ao bolso do pecuarista: por se derivado do petróleo, os adubos nitrogenados são caros.

O pesquisador Daniel Montardo, da Embrapa Pecuária Sul, que participa do programa, explica em que consiste a técnica da consorciação de pastagens: "é o manejo de uma área utilizando mais de uma espécie de gramíneas ou usando gramíneas e leguminosas, espécies que fixam nitrogênio no solo". Com a consorciação, as pastagens são usadas por mais tempo e o produtor economiza nos gastos com adubação.

Durante o programa, o pesquisador traz dicas para quem quer fazer a consorciação, destaca a facilidade de realizar consórcios entre pastagens de inverno, observando as melhores épocas de plantio, como deve ser a densidade da semeadura, qual a qualidade das sementes usadas e como deve ser feita a ressemeadura natural. Apresenta, ainda, indicações de gramíneas e leguminosas manejadas no processo de consorciação que mais estão se adaptando à região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Região Sul

 

Cristiane Betemps (MTB 7418-RS)
Embrapa Pecuária Sul

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3242-8499

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2009