17/07/09 |   Agroindústria

Prosa Rural - Controle biológico da larva minadora dos citros

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Julho/2009 - 3ª semana - Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

A larva minadora dos citrus é uma praga que traz grandes prejuízos para os produtores de frutas como limão, laranja e tangerina. Ela ataca principalmente plantas jovens e mudas em viveiros. Nenhuma variedade fica imune aos ataques desta larva, que chegou ao Brasil em 1996 e colocou em risco plantações de citrus de toda a região do país.

Segundo o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das almas/BA), Antônio Nascimento, são nos pomares novos, entre a idade de um a três anos, que esta praga causa os maiores prejuízos. Nos viveiros de mudas, a recomendação é que se faça o controle da minadora com produto químico, pois a muda sempre tem brotações novas que não podem ser interrompidas.

"Já nos pomares mais velhos, de quatro, cinco ou mais anos, normalmente essa praga não causa tantos danos, uma vez que o pomar já está formado, a planta já está com bastante copa, e, além disso, ocorre o parasitismo, ou seja, o inseto útil controlando a própria praga", esclarece Nascimento.

O ataque da praga ocorre geralmente entre setembro e outubro, época de brotação das plantas. Por isso, quando o agricultor perceber que as folhas novas estão sendo minadas por um tipo de desenho representando um bordado em ziguezague, é preciso ficar atento, pois a minadora pode disseminar doenças em todo o pomar de citrus.

Para combater essa praga, a Embrapa recomenda usar, nos pomares mais velhos, um inimigo natural da larva. No caso dos pomares jovens e viveiros, deve-se aplicar inseticidas, mas sob orientação de um técnico ou engenheiro agrônomo.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

 

Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (75) 3312-8076

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2009