16/10/08 |   Estudos socioeconômicos e ambientais  Produção animal

Prosa Rural - Arborização de pastagens: benefícios para o rebanho e para o meio ambiente

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Outubro/2008 - 3ª semana - Região Norte

A arborização de pastagens, técnica que consiste no plantio de árvores junto com o cultivo do pasto, promove o enriquecimento do solo e proporciona melhoria nutritiva à alimentação dos animais. As forragens consumidas pelo rebanho têm maior teor de magnésio e de cálcio. O capim passa a ter elevado teor de proteína bruta ganhando, por isso, uma coloração verde escuro.

Segundo os pesquisadores da Embrapa Acre, Tadário Kamel e Carlos Maurício Andrade, existem estudos que mostram que determinado tipo de rebanho leiteiro pode perder entre 10 a 20 por centro da produção de leite se não pastarem em locais frescos e arborizados.

Além dessas vantagens, a arborização das pastagens contribui para a preservação do meio ambiente, facilitando, por exemplo, a manutenção da diversidade de espécies: a área arborizada passa a contar com um número maior de pássaros e árvores de espécies raras.

Durante o programa, Tadário explica que a Embrapa começou a trabalhar com arborização de pastagens há dez anos. "Já foram identificadas 199 espécies de árvores e arbustos que ocorrem naturalmente em pastagens no Acre e 139 espécies se apresentaram como promissoras para a implantação de sistemas silvipastoris". O pesquisador Carlos Maurício, que também participa do programa, fala sobre as vantagens  da técnica, garantindo que traz benefícios tanto para rebanhos bovinos leiteiros quanto de corte.

 

Região Norte

 

Mauricília Pereira
Embrapa Acre

Contatos para a imprensa

Telefone: (68) 3212-3272

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2008