01/06/09 |   Agricultura familiar

Prosa Rural - Engorda de cabritos com suplementos naturais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Junho/2009 - 1ª semana - Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Embrapa Semi-Árido e criadores da zona rural do município de Dormentes – PE, chegou à conclusão que nem sempre a dieta que faz o animal ganhar mais peso é a que dará mais renda à propriedade. O custo que se tem para adquirir os ingredientes da dieta são tão caros que ao ser diminuído da renda obtida pelo criador com a comercialização dos animais o lucro cai bastante.

Este vai ser um dos temas apresentados no programa Prosa Rural dessa semana sobre "Engorda de cabritos com suplementos naturais". Na entrevista gravada para o programa o engenheiro agrônomo José Nilton Moreira, pesquisador da Embrapa Semi-Árido, afirma que além do ganho de peso, o produtor também deve considerar os custos que tem com a compra de concentrados pois os animais que engordaram mais também deram uma despesa maior para os produtores.

Para José Nilton, os sistemas de criação pecuária no semiárido têm como base de alimentos as plantas da caatinga. A pesquisa da Embrapa, porém, avalia a combinação das espécies forrageiras com rações suplementares que o produtor, geralmente, compra em casas de produtos agrícolas. Nos testes realizados por pesquisadores e produtores foram registrados que embora os ovinos avaliados tivessem ganho de peso de até 191 gramas por dia considerando-se o custo do concentrado (milho, farelo de soja, sal e óleo), a renda do produtor foi de pouco mais de 87 reais. Outro concentrado analisado (sorgo, resíduo de algodão, sal mineral e calcário calcítico), que levou os animais a engordarem 164 gramas por dia, resultou num ganho de mais de 133 reais já que era mais barato para o agricultor.

"O produtor precisar olhar mais para o seu bolso e não apenas para o ganho de peso dos animais", aconselha José Nilton Moreira, ao comentar os resultados do experimento. No programa Prosa Rural, o pesquisador chama a atenção dos agricultores familiares para a importância de suplementar a alimentação dos caprinos com concentrados mas de uma forma que concilie a engorda do animal com maior rendimento financeiro.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

 

Marcelino Ribeiro (DRT-BA 1127)
Embrapa Semiárido

Contatos para a imprensa

Telefone: (87) 3862-1711

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2009