01/07/08 |   Agroenergia  Recursos naturais

Prosa Rural - Benefícios do uso da energia solar na pequena propriedade rural

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Julho/2008 - 1ª semana - Região Semiárido

Energia solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa e energia térmica proveniente do sol e sua posterior transformação em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou mecânica. Já foi desenvolvido um kit básico e de fácil aquisição que permite essa transformação. Seu custo fica em torno de R$ 2 mil e R$ 2500 reais.

A Engenheira Agrônoma Darcy de Andrade Regis da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) informa que, na Bahia, um programa dessa empresa de assistência técnica e extensão rural, emprestou em comodato esses kits para diversos agricultores familiares que, após um período de utilização podem adquiri-lo no comercio e repassarem para outras famílias beneficiárias nas comunidades rurais que não tem acesso a outro tipo de energia. O uso da energia solar já foi comprovado e é utilizado neste estado para diferentes fins como aquecimento de água para cozinhas e chuveiros, secador rural de café, cacau, mandioca, abacaxi e banana, sistemas de bombeamento para irrigação, para piscicultura, para consumo comunitário, cercas eletrificadas para contenção de amimais (caprinos, ovinos, bovinos), eletrificação em escolas, aldeias indígenas, em creches e em casas de farinha.

"A energia solar não traz qualquer tipo prejuízo para o produtor ou mesmo para o residente urbano que queira utilizá-lo. É só uma questão de saber utilizá-la e, para isso, deve-se procurar um técnico que tenha conhecimento para providenciar a adequação ao que se quer usar" afirma o técnico da EBDA e engenheiro agrônomo José Eduardo Colonnezi.

Abundante e permanente, renovável a cada dia, a energia solar não polui e nem prejudica o ambiente, apresentando-se como uma das alternativas energéticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milênio. É uma boa solução para áreas afastadas e ainda não eletrificadas, especialmente num país como o Brasil onde se encontram bons índices de insolação em qualquer parte do território.

O uso da energia solar em lugares remotos ou de difícil acesso não é difícil, pois sua instalação em pequena escala não exige grandes investimentos. O produtor Sebastião Oliveira, da Fazenda Vista Nova, no município de Ipirá, Bahia, conta que recebeu um treinamento para utilizar um dos kits que pegou emprestado por sessenta dias. Após esse período, resolveu adiquirir um kit próprio.

 

Região Semiárido

 

Regina Genaria
Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EDBA)

Contatos para a imprensa

Telefone: (71) 3116-1847

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2008