17/03/08 |   Agricultura familiar

Prosa Rural - Café de alta qualidade para agricultura familiar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Março/2008 - 3ª semana - Região Centro-Oeste/Sudeste

O recente crescimento do mercado internacional de cafés de alta qualidade, também denominado café gourmet, devido principalmente ao aumento do consumo do café tipo expresso, se apresenta como uma grande oportunidade para os cafeicultores familiares brasileiros e para que o Brasil resgate a imagem internacional de seu café "natural", preparado pelo método de secagem em terreiro.

O mercado de café gourmet, que praticamente não existia há 7 anos, representa hoje cerca de 8% do mercado total brasileiro, devendo triplicar em dez anos, muito em função da onda de certificações e do crescimento das exigências dos consumidores. Em função deste cenário altamente positivo é que a Embrapa, associada a um importante conjunto de órgãos públicos da área agrícola, busca subsidiar o governo brasileiro com pesquisas que indiquem os caminhos que possibilitem a inclusão do cafeicultor familiar no processo de produção e comercialização desses cafés do tipo especial. O café produzido pelo sistema orgânico, em que não se usa produtos químicos, pode também estar entre os cafés especiais, considerados de alta qualidade.

Segundo o pesquisador da Embrapa Meio-Ambiente, Miguel Ângelo da Silveira, uma experiência de sucesso e que serve de exemplo para os pequenos cafeicultores brasileiros acontece no sul de Minas Gerais, na cidade de Poço Fundo, com a Cooperativa dos Produtores Familiares de Café de Poço Fundo (Coopfam).

"Eles produzem café orgânico, de excelente qualidade e já estão exportando o produto. A Coopfam tem uma história muito específica: são apenas duzentos agricultores filiados e só cerca de 125 produzem o café orgânico dentro dos padrões de qualidade exigidos, os 75 restantes estão em processo de conversão e só produzem café sem agrotóxicos. Ademais, são muito bem organizados, têm uma administração muito eficiente e muito competitiva", afirma.

Além da entrevista com o pesquisador Miguel Ângelo, o Prosa Rural traz também o depoimento de dois produtores filiados à cooperativa de Poço Fundo. Leonardo de Carvalho e Rosivaldo José Pereira falam sobre as vantagens do cultivo orgânico do café.

 

Região Centro-Oeste/Sudeste

 

Maria Cristina Tordin
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3867-8708

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2008