04/02/08 |   Agroecologia e produção orgânica  Produção vegetal

Prosa Rural - Conquista: nova alternativa para a produção de banana

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Fevereiro/2008 - 1ª semana - Região Norte

A Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus – AM) se prepara para lançar no mercado a nova variedade de banana resistente à Sigatoka-negra, a BRS Conquista. Com sabor adocicado, a cultivar vem conquistando produtores, distribuidores e até mesmo os consumidores mais exigentes.

A nova variedade começou a ser plantada no mês de fevereiro de 2007 nas cidades de Presidente Figueiredo (AM), Cáceres e Rondonópolis (MT), Andirá (PR), Jales (SP) e começará a ser implantada em Unidades de Observação de Janaúba (MG), Registro (SP) e litoral de Santa Catarina. A disseminação da Conquista é também resultado da ação dos Escritórios de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia (SNT), encarregados de introduzir no mercado as tecnologias geradas pela pesquisa.

O novo material foi multiplicado e avaliado quanto à resistência a doenças, produtividade e aceitação comercial. Além disso, foram efetuados testes de degustação com 120 consumidores em dois supermercados, em Campinas (SP), e com 17 atacadistas no Ceagesp, em São Paulo (SP). A aceitação, segundo o pesquisador Luadir Gasparotto, fitopatologista da Embrapa,  foi muito grande. A intenção de fazer os testes nessas cidades se deve à proximidade com os maiores mercados consumidores e com os grandes centros de distribuição de alimentos do País.

A cultivar BRS Conquista possui resistência às sigatokas negra e amarela e ao mal-do-panamá e apresenta alta produtividade. A planta tem porte de médio a alto e a polpa dos frutos apresenta coloração creme, com bom equilíbrio entre açúcares e ácidos, conferindo-lhes sabor agridoce. Uma das características marcantes dos frutos maduros é seu agradável e proeminente aroma. Portanto, em função da resistência às principais doenças da bananeira e do valor comercial  dos seus frutos, a cultivar BRS Conquista, por certo, contribuirá para a sustentabilidade da bananicultura nacional.

 

Região Norte

 

Maria José Tupinambá (MTb/AM 114)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 3621-0352

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2008