10/04/09 |   Agricultura familiar

Prosa Rural - Mari e Poti – mandiocas tolerantes à podridão-mole

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Abril/2009 - 2ª semana - Região Norte

A Mari e a Poti são cultivares desenvolvidas pela Embrapa Amazônia Oriental resistentes à podridão-mole da raiz, uma doença que leva à perda total das lavouras. Só no nordeste do Pará a podridão da raiz já atinge cerca de 70% das áreas de cultivo. Uma das características da doença, causada por um fungo, é que a planta fica com as folhas amarelas, murchas e acabam caindo. Por fim, as raízes ficam moles e delas sai um líquido mal cheiroso.

No Prosa Rural dessa semana, o pesquisador João Tomé de Farias Neto explica a importância dessas duas cultivares para a lavoura de mandioca. O produtor vai saber também as particularidades de cada uma delas. Por exemplo, a Mari, tem caule esgalhado enquanto a Poti tem o caule reto, e por isso, é indicada para cultivo em plantios consorciados. A recomendação é que essas duas cultivares não sejam plantadas juntas numa mesma área.

Resultados das pesquisas realizadas pela Embrapa Amazônia Oriental (Belém – PA) constataram que quando existem várias cultivares em uma mesma área de cultivo de mandioca, a Mari e a Poti mantêm-se saudáveis, mesmo se houver o ataque da podridão-mole das raízes.

Mesmo usando as cultivares resistentes à podridão da raiz, o produtor deve seguir algumas recomendações para melhorar as condições de cultivo e ter uma boa produção de mandioca. As duas principais são evitar o acúmulo de água perto das raízes e queimar os restos culturais após a colheita. É aconselhável não deixar água perto das raízes porque o excesso de umidade no solo facilita a ocorrência da podridão-mole. Já a queima é indicada porque os fungos que causam a doença sobrevivem durante muito tempo nos restos culturais. Sendo assim, as folhas e os caules devem ser eliminados.

 

Região Norte

 

Izabel Drulla Brandão
Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa

Telefone: (91) 3204-1200

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2009