08/06/09 |   Agroecologia e produção orgânica

Prosa Rural - Organização para produção de biodiesel da mamona

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Junho/2009 - 2ª semana - Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

Assim como a soja e o girassol, a mamona pode ser cultivada para a produção do biodiesel,  combustível feito a partir de fontes renováveis de energia, como cultivos agrícolas. O Prosa Rural desta semana traz informações da Embrapa Algodão sobre organização para a produção de biodiesel da mamona, cultura que se adaptou bem na região nordeste do País.

O programa conta com a participação do pesquisador Lív Soares Severino, trazendo recomendações para os produtores que enfrentam problemas no  manejo das lavouras de mamona. O principal deles é quanto à escolha das sementes. É comum o agricultor pensar que não é viável plantar a mamona porque já tentou e não obteve uma boa produção. Geralmente, isso acontece porque o plantio foi feito com sementes de baixa qualidade genética.

A Embrapa já desenvolveu algumas variedades de mamona e, segundo Lív Soares, em geral, não há uma que seja melhor ou mais indicada do que outras. "As pessoas precisam saber qual é a cultivar mais apropriada  para sua forma de plantar, para aquele local, aquele clima", orienta o pesquisador. Outra recomendação é que os agricultores familiares se unam e organizem bancos de sementes em suas próprias comunidades, fazendo a seleção dos materiais, impedindo que os bons se misturem com outras variedades de baixa produtividade.

Para prestar assistência técnica aos produtores de mamona, a Embrapa está promovendo treinamentos em algumas comunidades do nordeste, com Unidades de Teste e Demonstração e também com o programa Treino e Visita, que promove cursos e aulas práticas nas propriedades rurais de agricultores familiares na região. O objetivo dessas iniciativas é que os produtores coloquem em prática as técnicas de manejo e possam aprender a fazer, fazendo.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

 

Dalfran Gonçalves
Embrapa Algodão / Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (83) 3315-4300

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2009