30/09/08 |   Biotecnologia e biossegurança

Prosa Rural - Controle de roedores na propriedade rural: importância e estratégias

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Outubro/2008 - 2ª semana - Região Centro-Oeste/Sudeste e Região Sul

Além de  transmitir doenças aos seres humanos, os ratos podem trazer prejuízos aos produtores rurais. Como não existem formas de  eliminar esses roedores completamente, é essencial mantê-los sob controle, adotando métodos estratégicos para diminuir sua presença na propriedade rural. O primeiro passo é identificar o tipo de roedor com o qual se está lidando: a ratazana, o rato preto ou o camundongo.

A ratazana é grande, tem rabo curto, orelhas pequenas e se esconde principalmente em tocas. De porte médio, o rato preto vive em telhados e possui cauda longa. Já o camundongo é pequeno, vive dentro de residências e é bem ligeiro. Durante o programa, os ouvintes vão conhecer as melhores estratégias para lidar com cada um desses roedores.

O entrevistado do Prosa Rural desta semana é o médico veterinário da Embrapa Suínos e Aves, Vitor HugoGrings. "No aspecto econômico, podemos relacionar a presença dos ratos ao consumo dos alimentos e ao fato de torná-los impróprios para o consumo. Além disso, seu hábito de roedura destrói instalações, fiações elétricas e equipamentos", lista Gings, citando algumas situações em que a ação desses roedores traz prejuízos para o produtor rural.

Para manter a população de roedores sob controle o método mais indicado é o uso de venenos mas de forma estratégica. É preciso considerar o tipo de rato que se está combatendo e outros fatores, como o local e a maneira como o veneno será administrado.

 

Região Centro-Oeste/Sudeste

Região Sul

 

Jean Carlos Vilas Boas
Embrapa Suínos e Aves

Contatos para a imprensa

Telefone: (49) 3441-0454

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2008