08/05/09 |   Agroecologia e produção orgânica

Prosa Rural - Uso da canola na alimentação e para produção de biodiesel

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Maio/2009 - 1ª semana - Região Sul

Cultura bem característica do sul do Brasil, a canola é usada principalmente na produção de óleo comestível, um dos mais saudáveis para o consumo humano pois pode ajudar a equilibrar os níveis de colesterol bom e ruim no nosso organismo. E para a produção do biodiesel, a canola apresenta uma grande vantagem em relação a outras culturas: os grãos produzidos no Brasil apresentam 38% de óleo, quase o dobro do teor de óleo encontrado na soja, por exemplo.

Durante o Prosa Rural desta semana, o pesquisador da Embrapa Trigo, Gilberto Tomm, traz mais informações sobre as vantagens do cultivo da canola para a produção do biodiesel e dá mais detalhes sobre as qualidades nutricionais óleo de canola.

Além de ter um mercado potencial em expansão devido ao atual interesse na produção de biocombustíveis, para o agricultor, o cultivo da canola traz alguns benefícios. Por exemplo: se plantada em rotação com o trigo a canola diminui o ataque de doenças e o surgimento de plantas invasoras. Com isso, o produtor pode ter um aumento de até 20% na sua colheita de trigo, além de diminuir seus gastos com o uso de fungicidas.

Para expandir a produção de canola no Rio Grande do Sul, há empresas que estão fomentando a cultura junto a produtores, encomendando a produção ainda no momento do plantio. Nesses sistema, o produtor recebe os insumos, como sementes e adubos, direto da empresa e entrega parte da produção após a colheita, com preço pré-fixado. A grande vantagem da integração com a indústria é o acompanhamento técnico especializado.

O Prosa Rural dessa semana conta ainda com a participação do presidente do Sindicato Rural de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul e produtor de canola, Jair Dutra Rodrigues, que acredita ser totalmente viável para o pequeno produtor cultivar a canola. "Comparando o trigo com a canola temos uma redução de custo muito grande. Na nossa região, no ano passado, tivemos uma média de R$ 900,00 de custo por hectare para a produção de trigo. E para a canola, a média foi de R$ 600,00 por hectare".

 

Região Sul

 

Joseani Antunes (MTb 9396/RS)
Embrapa Trigo

Contatos para a imprensa

Telefone: (49) 3441-0474

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2009