24/04/09 |   Agroecologia e produção orgânica

Prosa Rural - Uso do timbó para produção de adubos verdes

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Abril/2009 - 4ª semana - Região Sul

Tipo de adubação orgânica feita com o uso de material vegetal, como galhos e folhas, conhecido como biomassa, a adubação verde  pode ser feita por meio do cultivo de alguns tipos de plantas, como as leguminosas. As chamadas plantas adubadeiras têm uma característica bem específica: são capazes de fornecer nutrientes ao solo, como o nitrogênio, por exemplo. O produtor pode manter cultivos especialmente dedicados ao fornecimento de adubo verde. No Prosa Rural dessa semana, o ouvinte confere recomendações sobre o uso do timbó (tipo de arbusto comum no sul do país), para a produção perene de adubo verde.

Durante o Prosa Rural, o pesquisador da Embrapa Florestas, Amilton Baggio, explica o que é a produção perene de adubo verde e quais as vantagens de usar o timbó para esse tipo de produção. Uma dessas vantagens é diminuir bastante os gastos com adubos químicos.

"O timbó tem alta capacidade de fixação de nitrogênio, tem persistência a cortes sucessivos e apresenta lenta decomposição da sua biomassa", enumera o pesquisador  ao citar as principais características do timbó que o tornam uma boa opção para a produção de adubo verde.

Para que as plantas adubadeiras, como o timbó, forneçam nutrientes para o solo, basta o produtor implantar a cultura, realizar podas e deixar galhos e folhas se decompondo sobre o solo, nas linhas de plantio. Essa biomassa também podem ser enterrada próximo aos plantios que já existem na propriedade. E há ainda uma terceira opção: usar essa matéria verde para fazer composto orgânico.

 

Região Sul

 

Maria Paraguaçu
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa

Telefone: (41) 3675- 5742

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2009