23/06/08 |   Agroindústria

Prosa Rural - Importância da avaliação do mercado para produção de uvas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Julho/2008 - 4ª semana - Região Centro-Oeste/Sudeste
Setembro/2008 - 1ª semana - Região Sul

A produção de uvas no Brasil cresceu 84% nos últimos dez anos. E não só a região Sul é a responsável por toda essa produção. O Nordeste e o Centro-Oeste brasileiros também contribuíram para esse crescimento.

No Centro-Oeste, a vitivinicultura teve início no final dos anos 90. Atualmente, cerca de cinco mil toneladas de uvas são produzidas nessa região. A uva de mesa niágara rosada e as uvas rústicas para elaboração de suco e vinhos de mesa são a maior parte da produção.

O Prosa Rural desta semana leva até o produtor informações sobre quais os fatores precisam ser considerados antes de se implantar um parreiral na propriedade. O mercado deve ser estudado para saber se há demanda pelo produto e qual tipo de uva produzir. Se, por exemplo, o produtor quiser alcançar um mercado maior, a uva para processamento é uma boa opção. Ela pode ser destinada à produção de sucos de uva, vinhos de mesa e até vinhos finos.

"A produção de uvas apresenta algumas características bem particulares. O produtor, inicialmente, se não tem experiência no cultivo da uva, deve buscar ajuda junto a órgãos de assistência técnica locais", afirma Loiva Ribeiro de Melo, pesquisadora da área de socioeconomia da Embrapa Uva e Vinho, Unidade localizada em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Segundo ela, as condições climáticas também precisam ser observadas para saber se são favoráveis à produção de uvas. Saber se há outros parreirais na região é uma boa forma de avaliar essas condições.

 

Região Centro-Oeste/Sudeste

Região Sul

 

Viviane Maria Zanella Bello Fialho
Embrapa Uva e Vinho

Contatos para a imprensa

Telefone: (54) 3455-8084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2008