11/02/15 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa Agroindústria Tropical deve intensificar parceria com ONG Amigos do Bem

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O chefe de Transferência de Tecnologia, Marlos Bezerra, e o analista Antônio Teixeira estiveram em Buíque (PE), para acertar detalhes de um possível convênio com a ONG Amigos do Bem. Desde 2005, a Embrapa Agroindústria Tropical vem atendendo demandas de cursos para o público da ONG, que mantém duas áreas produtoras de caju em Buíque e em Mauriti (CE). Nesses anos, várias ações foram realizadas envolvendo os pesquisadores Carlos Farley e Antônio Calixto, além de Antônio Teixeira e Leto Saraiva.

Marlos Bezerra explicou que a Unidade tem interesse em fazer acompanhamento do comportamento dos clones de cajueiro nas áreas de Buíque e Mauriti. Para isso, poderá manter unidades de observação nos pomares da ONG. A ONG Amigos do Bem foi criada em 2002 e tem atuação em Alagoas, Pernambuco e Ceará, com projetos de geração de renda para comunidades do semiárido. Mais de 5 mil voluntários atuam na ONG, que mantém quatro agrovilas com infraestrutura de moradia, eletricidade, saneamento básico, escolas, consultórios médicos e projetos de geração de renda.

De acordo o site da ONG, a cultura do caju foi escolhida pelo fato de as regiões secas favorecerem o desenvolvimento da planta e por sua grande aceitação no mercado interno e externo. Ao todo, foram plantados 130 mil cajueiros, totalizando 680 hectares, nos estados de Pernambuco e Ceará. Em Buíque, mais de 1.200 famílias são cadastradas pela ONG, que mantém uma vila

com mais de 600 pessoas e uma fazenda com 420 hectares de cajueiros. Para o aproveitamento da produção, foi construída, em 2011, uma fábrica de beneficiamento de castanha. Optou-se pelo corte manual da castanha para gerar mais empregos. Hoje mais de 80 pessoas trabalham na fábrica.

Verônica Freire
Embrapa Agroindústria Tropical

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/