24/11/07 |   Agricultura familiar

Prosa Rural - Aumento da lucratividade com diversificação de culturas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Novembro/2007 - 4ª semana - Região Semiárido

A diversificação de culturas possibilita a obtenção de bons resultados principalmente para o produtor que dispõe de uma propriedade pequena e conta com pouco capital. O uso de pequenas áreas para plantar várias culturas diferentes é uma forma de diminuir o risco de insucessos, gerando aumento da produção, da lucratividade, além de proteger o solo.

Durante o programa, o pesquisador João Gomes da Costa e o produtor Fernando Pimentel conversam com José Carlos Caires explicitando as vantagens da adoção da diversificação de cultura. Fernando Pimentel cultiva pinha, graviola e goiaba, além de criar aves. Recentemente, o produtor acrescentou ao seu agronegócio a cultura do maracujá. "Nossa intenção é aproveitar de forma ideal a disponibilidade de água presente em na propriedade, algo raro nessa região de Alagoas".

Para iniciar novos cultivos, os pequenos produtores precisam identificar as opções mais apropriadas para sua realidade, considerando o tipo de solo, a realidade agrícola local, quantidade de água disponível, condições climáticas e, principalmente, o acesso às informações técnicas. Com a diversificação de cultura o produtor também incrementa a alimentação de sua família, aumentando a variedade dos produtos, o que traz uma melhora quantitativa e qualitativa para a dieta nutricional que pode contar com carne, grãos, frutas e raízes. O aumento da lucratividade é possibilitado pela variedade de produtos oferecida ao mercado consumidor. E a existência de duas ou mais culturas na pequena propriedade gera o aumento da produção de alimentos sem aumento significativo de gastos.

Outro aspecto vantajoso da diversificação é o fato do produtor não ficar dependente dos rendimentos de uma única cultura, que pode sofrer com o ataque de pragas ou intempéries climáticas, inviabilizando, muitas vezes, uma colheita inteira. Segundo Fernando Pimentel, "a monocultura sempre nos traz riscos. Assim, ora com uma, ora com outra cultura, sempre estará garantida a sobrevivência financeira da nossa propriedade".

Região Semiárido

 

José Carlos Caires
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (82) 3261-1322

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2007