17/11/08 |   Agricultura familiar  Agroindústria

Prosa Rural - Produtos derivados da uva para incremento de renda

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Novembro/2008 - Região Semiárido e Região Sul

Além do vinho, que é o produto mais nobre, suco, vinagre, geléia e licores também podem ser obtidos a partir do processamento da uva. O Prosa Rural desta semana fala sobre essa diversificação que é uma boa alternativa para o aumento da renda do viticultor. O mercado de doces, por exemplo, ainda é pouco explorado.

"Da uva, tudo se aproveita", afirma Luiz Antenor Rizzon pesquisador da Embrapa Uva e Vinho que participa do programa. "Um aproveitamento racional permite que se faça o vinho, utilize-se o óleo da semente na indústria de cosméticos e, por fim, que se faça uma compostagem e se utilize os restos da cultura como adubo orgânico", exemplifica Rizzon.

A uva como produto final também encontra um bom mercado, principalmente quando apresenta algum diferencial, caso das variedades de uva sem sementes desenvolvidas pela Embrapa Uva e Vinho. O viticultor José Milani, de Bento Gonçalves, que produz uvas há mais de 20 anos, também participa do Prosa Rural. Milani começou a cultivar essas variedades sem caroço e conta que o produto atrai novos consumidores que acabam comprando, também, as variedades tradicionais.

Para o viticultor é importante plantar a videira sabendo qual será o destino da sua produção. Para os iniciantes na cultura, a recomendação é plantar uvas de mesa, pois são mais fáceis de cultivar e costumam ser mais resistentes a doenças. Aqueles que já conhecem melhor o cultivo da videira têm melhores condições de produzir uvas voltadas à produção de vinhos finos, quem possuem maior valor agregado.

 

Região Semiárido

Região Sul

 

Viviane Maria Zanella Bello Fialho
Embrapa Uva e Vinho

Contatos para a imprensa

Telefone: (54) 3455-8084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2008programa-de-melhoramento-genetico-uvas-do-brasil