10/12/07 |   Agricultura familiar

Prosa Rural - Boas práticas de processamento de alimentos na agricultura familiar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Dezembro/2007 - 2ª semana - Região Norte e Região Semiárido

O efeito geral da adoção de sistemas de Boas Práticas de Fabricação (BPF) é a redução de custos e a garantia de segurança dos alimentos produzidos. Mas para que isto ocorra exige-se largas doses de comprometimento de todo o pessoal envolvido no processo produtivo. Tão importante quanto identificar e entender os pontos críticos de contaminação e implementar soluções adequadas é a mudança de comportamento e de hábitos arraigados que elevam a qualidade final do produto.
Com informações da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Guaratiba – RJ), o programa chama a atenção para a importância da adoção das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e mostra a experiência de quem já adotou o processo.

O pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Fenelon do Nascimento Neto, participa do Prosa Rural, dando orientações quanto à escolha do local para a instalação de agroindústrias e à disposição dos cômodos. Fenelon chama a atenção ainda para a necessidade de treinamento constante dos funcionários, que não podem abrir mão do uso de equipamentos de segurança e higiene. O programa traz ainda entrevistas com o engenheiro de alimentos da Emater do Rio Grande do Sul, Renato Cougo. "A higiene é fundamental nos processos que envolvem a produção de alimentos. É indispensável pois a falta de higiene traz riscos microbiológicos para o ambiente o que pode causar doenças nos consumidores desses alimentos", alerta.

A falta de informação e orientação técnica são as principais causas de ocorrências de não-conformidades verificadas nas rotinas de trabalho da Vigilância Sanitária. Por isto, a agroindústria familiar merece atenção especial para que, efetivamente, o empreendimento torne-se uma oportunidade de verticalização da produção, incremento de renda e oportunidade de trabalho.

Também participa do Prosa Rural desta semana o produtor Adelmir Gaiardo, um dos associados e administradores da Coopervita, Cooperativa de Produção Agropecuária Terra e Vida, que fica em Tapejaras, no Rio Grande do Sul. A Coopervita tem mais de 30 associados que trabalham com agroindústrias familiares, processando cerca de 25 produtos entre frutas e hortigranjeiros. Gaiardo fala sobre a importância e as vantagens da adoção das boas práticas.

A Embrapa Agroindústria de Alimentos, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, prefeituras e técnicos da extensão rural, tem capacitado multiplicadores em várias regiões do país a partir de programas teóricos e práticos.

Região Norte

Região Semiárido

 

Soraya Pereira da Silva (MTB 26165/SP)
Embrapa Agroindústria de Alimentos

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 2410-9540

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2007