24/09/07 |   Agricultura familiar  Agroecologia e produção orgânica

Prosa Rural - Caminhos para uma agricultura de base ecológica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Setembro/2007 - 4ª semana - Regiões Norte, Semiárido e Centro-Oeste/Sudeste

Os sistemas agroecológicos de produção se baseiam na adaptação das condições ambientais e respeito aos princípios e ciclos naturais, visando ao máximo reduzir os impactos sobre a natureza. Motivados pelo mercado ou pela mudança de pensamento, muitos produtores estão buscando este tipo de agricultura. Mas o processo de transição da agricultura convencional para a agroecológica vai depender de diversos fatores, como por exemplo, a situação sócio-econômica dos agricultores, o grau de utilização e dependência de insumos agroquímicos e as formas de interação com o mercado.

A transição agroecológica deve enfatizar a necessidade de valorização da diversidade ecológica, a reciclagem de energia e materiais e o controle biológico natural. No entanto, o tempo e a forma para esta transição vão ser determinados pelo ritmo de aprendizagem das inovações pelo agricultor, da estratégia de transição escolhida e dos ajustes necessários em função das condições sócio-econômicas e ecológicas do local. Mas independentemente da estratégia escolhida, a transição deve ser gradual como em qualquer processo de natureza biológica e educativa.

A estratégia a ser adotada vai depender da disponibilidade de recursos e da motivação do agricultor. A facilidade de acesso a informação e um maior nível de capitalização favorecem a transição. A produção familiar é outro fator favorável pois facilita a execução de atividades complexas, com uma constante supervisão e o controle da produção necessários em sistemas de produção com a diversificação almejada.

Como não existe uma receita pronta e nem um pacote tecnológico para a transição agroecológica, pensar, aprender e trocar idéias são ações fundamentais. Para agricultores e técnicos tem que estar bem claro que para cada problema existe um conjunto de procedimentos inter-relacionados e somente o aprendizado poderá trazer a confiança e determinação.

Em relação a transição agroecológica, é possível pontuar alguns passos a serem seguidos: racionalização do uso de insumos; substituição dos insumos; diversificação e integração de explorações; redesenho da paisagem; sistemas complexos e reordenamento regional.

Embrapa Agrobiologia vem realizando ações junto a agricultores que buscam a transição agroecológica , orientando quanto a possíveis técnicas em função das características sócio-econômicas e ambientais. A pesquisa tenta adaptar o conhecimento técnico a realidade do agricultor.

Região Norte

Região Semiárido

Região Centro-Oeste/Sudeste

 

Ana Lucia Ferreira
Embrapa Agrobiologia

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 2682-1500

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2007