01/09/07 |   Agricultura familiar  Produção animal

Prosa Rural - Como aumentar a produção de caprinos e de ovinos no sertão nordestino

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Setembro/2007 - Região Semiárido

A região do semi-árido brasileiro hoje apresenta um rebanho de cerca de 10 milhões de caprinos e de 15 milhões de ovinos. Entretanto, de acordo com o pesquisador Enéas Reis Leite, da Embrapa Caprinos (Sobral CE), a região precisa de modernização para se inserir no cenário nacional que aponta para o crescimento da exportação de carne.

Eneas Leite lembra que cerca de 90% dos produtores de caprinos e ovinos no Nordeste são agricultores familiares que trabalham em propriedades de até 20 hectares de terra, com pouco acesso a tecnologias. Além disso, os manejos alimentar e sanitário não atendem às necessidades dos animais, o que é refletido na baixa produção de carne e leite. Conforme o pesquisador, antes de simplesmente aumentar seu rebanho, o produtor deve pensar em criar melhores condições para os animais que já possui.

Para melhorar a qualidade do rebanho é necessária a melhoria do sistema de produção aprimorando o manejo com a escolha de animais de melhor qualidade; fornecimento de boa e suficiente alimentação; cuidados sanitários, como vacinações, vermifugações e corte e cura do umbigo nos recém-nascidos. "Precisa produzir mais e melhores alimentos, além de cuidar da saúde dos animais. Deve também descartar animais pouco produtivos, que apenas ocupam as áreas de pastagens e, com isso, acabam trazendo prejuízo", diz Leite.

De acordo com o pesquisador, vencida a etapa de melhoria das condições para a produção, aos poucos os rebanhos podem ser aumentados, desde que o produtor esteja ciente de que uma produção sustentável só é obtida se os animais forem bem alimentados e tiverem boa saúde. Ele salienta que é preciso também melhorar a qualidade genética dos animais, o que pode ser conseguido com a introdução de reprodutores de melhor qualidade.

Região Semiárido

 

Ismar Maciel
Embrapa Caprinos e Ovinos

Contatos para a imprensa

Telefone: (88) 3677-7092

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2007