16/07/07 |   Agricultura familiar  Agroecologia e produção orgânica

Prosa Rural - Conservação do solo e manejo da água para irrigação

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Julho/2007 - 3ª semana - Região Semiárido

 Assunto que está preocupando os agricultores do semi-árido, a conservação do solo e manejo da água para irrigação é o tema que o Prosa Rural. No Nordeste, o solo encontra-se em péssimas condições, devido à degradação e os altos índices de salinidade que afetam diretamente a plantação impedindo que as culturas se desenvolvam. Com o objetivo de informar um pouco mais aos agricultores, os pesquisadores da Embrapa Algodão (Campina Grande - PB) desenvolvem freqüentemente pesquisas com solos degradados buscando explicações e soluções para esse tipo de problema.

No Nordeste brasileiro, o processo de desertificação caracteriza-se como uma realidade física e social, que necessita de ações para impedir sua expansão. Na agricultura a utilização de grades aradoras por exemplo e o tráfego de máquinas e veículos sobre solos com elevado teor de água na camada arável acelera o processo de compactação. Estes são apenas exemplos corriqueiros de práticas prejudiciais ao solo, e para que haja uma reeducação por parte dos agricultores, já que lidam diretamente com a terra, é necessário mais informação. E o Prosa Rural é um dos meios para que o agricultor obtenha maiores conhecimentos técnicos de forma mais simplificada.

Algumas práticas conservadoristas são necessárias para a recuperação e preservação dos solos e da água para irrigação. A Embrapa Algodão desenvolve e recomenda algumas técnicas de conservação e manutenção do solo, que só funcionam se houver um preparo da terra, pois depois que o solo já se encontra danificado sua reparação é muito difícil.

As práticas mais comuns são as mecânicas, que correspondem ao terraceamento, plantio em contorno e distribuição racional dos caminhos e estradas; as práticas de caráter vegetativo, com florestamento e reflorestamento, pastagens permanentes, plantas de cobertura e adubação verde, culturas em faixas, fileiras de vegetação permanente e quebra-vento; e ainda as práticas relativas ao próprio solo, que consistem na adubação orgânica para crescimento vegetativo e calagem. O agricultor que depende e vive do solo precisa prestar mais atenção às modificações resultantes do tipo de manejo que lhe é imposto e ao comportamento das plantas cultivadas.

Região Semiárido

 

Dalmo Oliveira
Embrapa Algodão / Embrapa Pecuária Sudeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (83) 3315-4378

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2007