01/10/07 |   Agricultura familiar

Prosa Rural - Controle biológico da mosca-dos-chifres

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Outubro/2007 - 1ª semana - Região Centro-Oeste/Sudeste

A mosca-dos-chifres é uma pequena mosca hematófaga ( se alimenta de sangue) que ataca quase exclusivamente o gado bovino, sendo considerada uma das principais pragas da bovinocultura brasileira. Ela provoca estresse nos animais, uma vez que suas picadas são doloridas e ocorrem de forma freqüente. Um macho desta mosca pode picar até 24 vezes por dia e a fêmea, até 38 vezes. Esses fatores geram impactos negativos na produtividade do rebanho, comprometendo a produção de carne, leite e couro, ocasionando, por exemplo, perdas de até 40 kg de peso em um ano e diminuição da produtividade de leite em até 15% em um ano. Esta mosca se localiza na quase totalidade do corpo do animal, mas possui preferência pelas pernas, barriga e dorso.

O controle da mosca-dos-chifres pode ser químico, com o uso de inseticidas, ou biológico, que se dá principalmente com a utilização de besouros coprófagos (que se alimentam de fezes), conhecidos vulgarmente como rola-bosta. Este besouro foi importado da África para o Brasil em 1989 com o objetivo de promover o controle biológico da mosca-dos-chifres.

O rola bosta africano é um besouro com pouco mais de 1 cm de comprimento e que se alimenta durante toda a sua vida das fezes frescas dos bovinos. Além de servir para alimentação, as fezes de bovinos também são utilizadas para reprodução, através da formação de pelotas de fezes. Por isso que este besouro é denominado de rola bosta.

Estudos demonstraram que o uso do rola bosta africano em propriedades de bovinos pode reduzir em até 40% a infestação de moscas nas propriedades. O besouro promove o enterrio das fezes frescas no solo, eliminando larvas da mosca-dos-chifres, ajudando assim no controle desta mosca, que precisa de fezes frescas de bovinos para realizar a postura de seus ovos. Durante o programa, Flávio Barros Sant´Anna – Pesquisador Embrapa Cerrados, explica quais são as vantagens de se fazer o controle biológico da mosca-dos-chifres com o besouro rola bosta.

Além de promover menores danos ambientais, outra vantagem do uso do besouro rola bosta africano é permitir a limitação do uso de inseticidas para o controle da mosca dos chifres, possibilitando menores gastos para o produtor.

Região Centro-Oeste/Sudeste

 

Liliane Castelões
Embrapa Cerrados

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3388-9933

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2007