20/08/07 |   Agricultura familiar

Prosa Rural - Cultivo de maracujá-do-mato

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Agosto/2007 - 4ª semana - Região Semiárido

O maracujá-do-mato é uma fruta nativa das áreas secas do Nordeste. De bom sabor e resistente a longos períodos de estiagem, é indicado por pesquisadores da Embrapa Semi-Árido como uma opção de cultivo para o desenvolvimento de uma fruticultura de sequeiro na região. Para isto, eles orientam os agricultores familiares a plantarem esta espécie em escala comercial para geração de renda da propriedade.

O pesquisador José Egídio Flori participa do programa e explica quais são as principais características do maracaujá-do-mato, rico em vitamina C e em potássio. A planta é resistente a muitas doenças que atacam o maracujá amarelo e a doenças do solo, como a muxadeira, por exemplo.

A produção do maracujá-do-mato demanda menos custos do que a do maracujá amarelo, explica o pesquisador. "É uma cultura que não utiliza agrotóxicos. Para incrementar a produtividade do maracujá-do-mato, o produtor pode usar o adubo que tem na sua propriedade, como esterco bovino e caprino e mesmo as cinzas do fogão de lenha", explica. Na sua avaliação, o mercado já está pagando um bom preço pelo maracujá-do-mato, principalmente quando se considera que não é preciso muito investimento para sua produção. Flori destaca ainda a facilidade que o produtor tem para cultivar a planta, que permite colheita já no primeiro ano após o plantio e durante os próximos dez anos.

Os ouvintes do Prosa Rural vão poder conhecer a experiência de uma cooperativa de agricultores de municípios do interior da Bahia, produtores de maracujá-do-mato que, juntos, aumentaram a produção da fruta expressivamente e passaram a comercializar produtos processados, como geleias.

Região Semiárido

 

Marcelino Lourenço
Embrapa Semiárido

Contatos para a imprensa

Telefone: (87) 3862-1711

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2007