24/12/07 |   Agricultura familiar

Prosa Rural - Manejo de pragas da soja

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Dezembro/2007 - 4ª semana - Região Centro-Oeste/Sudeste

O manejo integrado de pragas (MIP) é uma estratégia que reúne, de forma harmônica, todas as táticas de controle disponíveis para um determinado agroecossistema, incluindo o uso de agentes de controle biológico, práticas culturais, resistência de plantas, uso de armadilhas com iscas, inseticidas de menor toxicidade e maior seletividade a outras organismos não visados.

Manejo Integrado de Pragas (MIP) nas plantações de soja, adotado em meados da década de 70, teve um grande sucesso inicial, mas foi gradativamente caindo em desuso. A tecnologia surgiu num período em que o mundo foi alertado para os perigos do uso abusivo de pesticidas e visa a integração de várias táticas de controle ao invés de se basear no uso exclusivo de inseticidas.

Os agricultores brasileiros precisam reaprender que não é necessário utilizar venenos de forma abusiva no primeiro sinal de aparecimento de insetos-pragas em suas lavouras. Práticas erradas, disseminadas no meio rural, acabam causando um desequilíbrio ecológico que favorece a explosão de pragas e aumenta os custos de produção. Dentre as estratégias que integram o MIP estão as tecnologias de controle biológico da lagarta da soja e da vespinha.

Nos anos 80, o MIP chegou a diminuir em até 50% o uso de agrotóxicos nas plantações de soja sem comprometer a produtividade. Mas atualmente, a tecnologia vem caindo em desuso e  é necessário sensibilizar os agricultores pois a utilização excessiva e prematura de veneno aos primeiro sinais de aparecimento de pragas pode contribuir para um desequilíbrio ecológico, pois os produtos podem matar inimigos naturais das pragas e favorecer sua explosão populacional. Além disso, adotando o MIP, o produtor evita aplicações desnecessárias e ajuda a reduzir o custo de produção.

Região Centro-Oeste/Sudeste

 

Carina Ferreira
Embrapa Soja

Contatos para a imprensa

Telefone: (43) 3391-6067

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2007