04/05/09 |

Abertas as inscrições para IV Concurso das Minibibliotecas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O estudante Tatiel Venâncio Gonçalves (foto), 17 anos, frequenta as aulas na Escola Família Agrícola do pequeno município goiano de Orizona e foi justamente o que aprendeu, somado à realidade do pai agricultor, que o inspirou a participar do Concurso das Minibibliotecas, em 2008.  Natural de uma região onde o acesso à água depende do acumulado em uma cisterna, ele encontrou no acervo do projeto a orientação que precisava para melhorar a qualidade das hortaliças produzidas na pequena propriedade familiar. Resultado: Tatiel recebeu o prêmio de melhor redação, na categoria Ensino Médio.  "O conteúdo das cartilhas me ajudou a orientar meu pai e a pensar no que o homem do campo pode fazer para ter uma vida melhor", disse ele, no dia da premiação em Brasília, durante a VI Exposição de Tecnologia Agropecuária Ciência para a Vida, entre autoridades e refletores de tevê.

A partir do próximo dia 1º de maio, alunos e professores das escolas integrantes da rede Minibibliotecas terão a mesma oportunidade de Tatiel, bastando para isso enviar redações e projetos para mais uma edição do Concurso das Minibibliotecas, promovido pela Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Mais de 1.200 escolas de todo o Brasil já começaram a receber material informativo com o regulamento e as fichas de inscrição. O prazo para envio dos trabalhos termina em 1º de setembro de 2009. O resultado será divulgado no dia 20 de setembro e a premiação, em 20 de outubro, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília.

Pela primeira vez este ano, além das premiações já tradicionais, será concedida Menção Honrosa, em reconhecimento a ações e experiências individuais ou coletivas, desenvolvidas a partir do conteúdo do acervo e que comprovadamente tenham contribuído, por exemplo, com a valorização e com a divulgação do conhecimento, em benefício do desenvolvimento local. "Queremos estimular a leitura, democratizar o acesso à ciência, despertar a consciência socioeducativa e ambiental e, claro, aproximar a Embrapa das escolas parceiras do projeto", diz o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira.

Outra novidade importante este ano será a possibilidade de participação de estudantes das dez Escolas Familiares Rurais moçambicanas, localizadas em Magude (Maputo), Mangunze (Gaza), Panda e Homoíne (Inhambane), Barada e Mangunde (Sofala) e Nataleia (Nampula). As instituições -, onde estudam cerca de 600 jovens de 14 a 20 anos -, foram atendidas com doação de acervos das Minibibliotecas e por isso poderão enviar seus trabalhos. A iniciativa faz parte da estratégia de ampliação das parcerias da Embrapa com países estrangeiros de língua portuguesa e também conta com apoio do MDS.

Redação e projetos – Para participar na modalidade Redação, serão aceitos trabalhos de alunos do ensino fundamental e do ensino médio. Os textos devem ter entre 20 e 30 linhas e abordar um dos quatro temas sugeridos, cujo eixo central é o acesso às informações do acervo das Minibibliotecas e sua contribuição para o desenvolvimento local. Na modalidade Projetos, é necessário enviar relatos, devidamente descritos a partir da identificação do problema e da iniciativa que resultou na adoção de ações comunitárias, com o envolvimento da escola e da comunidade. Cada instituição poderá inscrever apenas um projeto.

Como Menção Honrosa, serão consideradas experiências desenvolvidas a partir do acervo da Embrapa, também com a participação de alunos, professores e comunidade, além de associações e instituições governamentais ou não. Assim como na modalidade Projetos, é necessário o envio de fotos, vídeos ou documentos que comprovem a realização. Serão aceitas inscrições feitas pelo professor, coordenador, diretor escolar ou responsável pela sua execução.

Serão premiados os dois melhores projetos e as duas melhores redações classificadas de acordo com o nível de escolaridade (ensinos fundamental e médio). Para as escolas autoras dos melhores projetos e para os alunos primeiros colocados serão concedidas viagem a Brasília, placa nominativa, entrevista aos programas Dia de Campo na TV e Prosa Rural e um microcomputador.

Kátia Marsicano (03645 MTb SJPDF)
Embrapa Informação Tecnológica

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

minibibliotecasnoticias