21/10/08 |

Embrapa e MDS premiam os melhores no III Concurso das Minibibliotecas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

O que pensam as crianças sobre o desafio deste início de século XXI, quando mais de seis bilhões de pessoas em todo o planeta precisam se alimentar? Segundo elas, como a agricultura pode garantir produtividade suficiente e qual é o papel da Embrapa neste novo panorama mundial?

As respostas, crianças de escolas públicas de todo o Brasil tentaram dar, participando do III Concurso das Minibibliotecas, promovido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF), que na tarde de segunda-feira, 22 de setembro, na sede da Embrapa, em Brasília, premia os melhores trabalhos, nas modalidades Redação e Projetos.

Os vencedores, escrevendo sobre o tema A Embrapa e a produção de alimentos para o mundo em crise, foram Tatiel Venâncio Gonçalves, da Escola Família Agrícola de Orizona (GO), e Marina Ferreira,  da Casa Familiar Rural de Nova Prata do Iguaçu (PR).

Na modalidade Projetos, as premiadas serão as iniciativas denominadas  Plantando leitura, colhendo saberes – 1o. colocado ( Escola Municipal Filomena Curcio Cabral - Sítio  Santa Cruz, município de Vera Cruz/RN), Ação x Sustentabilidade – Comunidade escolar e Embrapa – 2o.  (Escola Municipial de Ensino Fundamental Bernardino Fernandes – distrito de Pains, Santa Maria/RS) e Horta escolar: incentivo aos hábitos alimentares saudáveis – 3o. (Escola de Ensino Fundamental Toldo Velho, município Ipuaçu/SC) e Ação x Sustentabilidade – Comunidade escolar e Embrapa (Escola Municipial de Ensino Fundamental Bernardino Fernandes – distrito de Pains, Santa Maria/RS).

Cada escola vai receber um computador e os vencedores individuais, além da viagem a Brasília, receberão um certificado e uma placa, como homenagem do Projeto das Minibibliotecas.

A solenidade de premiação, parte da programação do Ciência para a Vida -, o maior evento da pesquisa agropecuária brasileira -, começa às 14h, na Praça da Criatividade, localizada no Pavilhão de Exposições da Empresa. Estão confirmadas as presenças do secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Onaur Ruano, da secretária-executiva da Embrapa, Tatiana Deane, e do gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira.
Esta é a terceira edição do concurso promovido pelo Projeto Minibibliotecas da Embrapa, uma iniciativa desenvolvida desde 2003 pela Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com o MDS, e que hoje atende a mais de 1.200 escolas da rede pública de ensino em todas as regiões do Brasil, beneficiadas com os kits de cartilhas, CDs e DVDs dos programas Prosa Rural e Dia de Campo na TV, produzidos pela Unidade, em Brasília.

"A premiação das redações e dos projetos simboliza a essência dos objetivos do projeto, ou seja, contribuir para que frutifiquem ações sociais, a partir do conhecimento produzido nas pesquisas da Embrapa", comentou o gerente-geral Fernando do Amaral. "É gratificante saber que, por meio de crianças e jovens, a informação está repercutindo em benefício de famílias de agricultores familiares e comunidades de regiões distantes, onde nem sempre é fácil o acesso ao conhecimento".

No pequeno distrito de Sítio de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, foi o que ocorreu por iniciativa da Escola Filomena Curcio Cabral  que, em julho de 2008, recebeu um kit das Minibibliotecas, a comunidade se mobilizou, foi às ruas e pôs em prática o que estava nas cartilhas e nos conteúdos de vídeo e áudio. "Cada professor ficou responsável por uma cultura diferente", conta José Francisco Siqueira, que dá aulas de Língua Portuguesa na escola. "Fizemos seminários, compusemos músicas e uma peça chamada O Auto de São Caetano, tudo com base na relação do homem com a terra".  

De criança para criança – No dia 22, além da premiação dos cinco vencedores do III Concurso das Minibiliotecas, mais um momento de emoção, quando pela segunda vez em Brasília se apresentarão as 45 crianças do Coral Infanto-Juvenil da Associação Comunitária de Olhos D´Água (Goiás). São meninos e meninas com idade entre 7 e 15 anos, filhos de artesãos e agricultores da região, que sob a regência do maestro Cláudio da Silva Lima, têm tudo para novamente emocionar o público. Eles também participaram da solenidade de entrega simbólica dos kits das Minibibliotecas da Embrapa, no dia 20 de junho, no Centro de Convenções do Instituto Israel Pinheiro, em Brasília.

De manhã, no mesmo dia, a partir das 10h, na Praça da Criatividade, o grupo também terá uma participação especial no lançamento das cartilhas O mulungu e O mulungu e seus amigos rizóbios, escritas pelas pesquisadoras Maria Cristina Neves e Adriana Aquino, da Embrapa Agrobiologia. Com base no conteúdo da história do menino Pedro e sua amizade com o mulungu, árvore da família das Leguminosas,  o grupo vai interpretar e mostrar o que aprendeu sobre agroecologia.

As duas publicações são parte da Série Amiguinhos, do projeto Agroecologia para gente que cresce, destinado a disseminar conhecimento científico para o público infanto-juvenil. Para atender crianças com deficiência visual, O mulungu também tem disponível versão em braile para entrega em bibliotecas especiais.

Embrapa Informação Tecnológica

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-4590

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

minibibliotecasnoticias