21/10/08 |

Minibibliotecas recebem Prêmio Fiema 2008

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O projeto Minibibliotecas está confirmado entre os vencedores da edição 2008 do Prêmio Fiema – Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, na categoria Educacional, concedido às melhores iniciativas voltadas à redução dos impactos ambientais, a partir da adoção de práticas sustentáveis e do estímulo à consciência ambiental. O resultado foi divulgado no dia 14 de outubro.

Com o projeto Minibibliotecas, concorreram 74 trabalhos desenvolvidos por instituições de ensino, órgãos governamentais, ONGs e entidades de pesquisa responsáveis por programas das mais diversas áreas, desde os gerados em núcleos industriais e empresariais até iniciativas de desenvolvimento sustentável, destinação ecologicamente correta de resíduos e ações educacionais.

Desenvolvido pela Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), as Minibibliotecas já tiveram seu alcance social reconhecido em outras premiações este ano. No início de outubro, foi agraciado com Menção Honrosa  no Prêmio VivaLeitura 2008, promovido pelos ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (Minc) e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). E, em março, recebeu a indicação como uma das dez melhores experiências brasileiras, selecionadas no 12º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Ao todo, concorreram 117 projetos de todo o Brasil.

Para o gerente-geral Fernando do Amaral Pereira, a importância das premiações reforça a intenção do projeto de oferecer conhecimento científico de qualidade às comunidades que mais precisam de garantia de acesso à informação. "Por meio das publicações que fazem parte dos kits das Minibibliotecas – que hoje estão espalhados em mais de 1.200 municípios brasileiros – levamos os resultados da pesquisa da Embrapa", explica.  "Em linguagem simples, procuramos transformar a produção científica em benefício concreto, principalmente para agricultores familiares de todas as regiões".

Parceria, informação e cidadania – Criado pela Embrapa Informação Tecnológica em 2003, o então projeto Minibibliotecas do Semi-Árido tem o objetivo de oferecer informações e tecnologias de baixo custo, geradas ou adaptadas pela Embrapa, para o agricultor familiar e à juventude rural, como parte das estratégias do Fome Zero, do Governo Federal. 

O projeto compreende a elaboração e distribuição de produtos de informação, relacionadas à produção agropecuária e de alimentos de qualidade, respeitando a realidade das comunidades rurais nas diversas regiões. Cada Minibiblioteca é composta por 108 títulos de publicações impressas, 40 títulos do programa de rádio Prosa Rural e 38 títulos de vídeos do programa ‘Dia de Campo na TV', editados pela Embrapa Informação Tecnológica.

Cada escola beneficiada com o projeto, como contrapartida, realiza capacitações com os professores, destinadas a orientar sobre o uso das Minibibliotecas, além de aulas interativas e ações de mobilização com a participação de alunos e da comunidade local para projetos de interesse comum. Anualmente, são organizados Concursos de Redação, promovidos pela Embrapa Informação Tecnológica. Graças à parceria com o MDS, até o final de 2008 terão sido atendidas pelo projeto mais de 1.200 municípios brasileiros de todas as regiões do País.

Embrapa Informação Tecnológica

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-4590

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

minibibliotecasnoticias