13/11/07 |

Pronunciamento sobre as Minibibliotecas do Semiárido no Plenário da Câmara

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Senhor Presidente,

Senhoras Deputadas,

Senhores Deputados.

Fundada em 1973 a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, é uma empresa vinculada ao Ministério da Agricultura que tornou a pesquisa agropecuária sistemática, com produtos que chegam ao produtor de forma simplificada, facilitando sua utilização prática. Essa capacidade de transferir tecnologia, incorporando inovações à produção, está entre os fatores de seu sucesso .

A Embrapa, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, vem distribuindo, desde o ano de 2004, Minibibliotecas do Semi-Árido, publicação destinada a agricultores familiares com o objetivo de disseminar informações produzidas e sistematizadas para esse público.

Uma equipe multidisciplinar, composta por engenheiros agrônomos, veterinários e especialistas em comunicação social reuniu-se para produzir, em lingagem acessível, esse acervo, composto por 100 publicações impressas e 37 fitas de vídeo.

As minibibiliotecas transmitem, de forma simples e direta, informações técnicas importantíssimas para pequenos empreendedores rurais. A partir daí eles têm a possibilidade de se organizar melhor e aprimorar a produção e a comercialização de seus produtos.

No ano de 2004, primeiro ano de implementação do Projeto de Minibibliotecas do Semi-Árido, foram atendidos 255 municípios na região, distribuídos 51.000 exemplares impressos e 9.435 fitas de vídeo.

Em 2005, com a renovação do convênio entre a Embrapa e o MDS, o projeto de Minibibliotecas foi ampliado para mais 145 municípios na Região do Semi-Árido e 40 municípios no estado do Maranhão. Para a seleção dos municípios o MDS utilizou indicadores de desenvolvimento, ficando a escolha das escolas destinatárias a cargo da prefeitura local. A Embrapa Informação Tecnológica providenciou a produção dos documentos em mídia impressa e eletrônica e incluiu 42 programas de rádio.

Para o ano de 2006 o projeto prevê a realização de treinamento com as Unidades da Embrapa do Nordeste e alguns professores da região para a elaboração de metodologias que auxiliem a comunidade a utilizar esse importante instrumento de pesquisa.

Acontecerá, ainda este ano, um concurso de redação envolvendo as escolas já contempladas com o Kit, abordando o tema: Minibibliotecas da Embrapa, a Popularização da Ciência no Semi-Árido. A premiação ocorrerá na Feira Ciência para a Vida, tradicional evento realizado pela Embrapa em Brasília.

Nosso mandato tem acompanhado o uso prático desse acervo por trabalhadores rurais e pequenos produtores, que encontram ali, de forma clara e organizada, orientações que em muito tem beneficiado seu trabalho.

Portanto, saudamos o Ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, o presidente da Embrapa, Dr. Sílvio Crestana e o Gerente Geral da Embrapa Informação Tecnológica, Dr. Fernando do Amaral Pereira por essa iniciativa tão importante para o semi-árido.

Obrigado, Senhor Presidente.

 

Guilherme Menezes

Deputado Federal

Patrícia Bertin
Embrapa Informação Tecnológica

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-4008

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

minibibliotecasnoticias