30/10/07 |

Minibibliotecas é finalista do 12º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O projeto Minibibliotecas da Embrapa, coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília - DF) está classificado entre os 20 finalistas para concorrer a 12ª edição do Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. O concurso é realizado pela Escola Nacional de Administração (Enap) e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e premia anualmente as iniciativas de gestão em organizações do Governo Federal com pelo menos um ano de implementação.

O projeto das Minibibliotecas da Embrapa, inicialmente chamado de Minibibliotecas do Semi-Árido, foi aprovado no final de 2003, como parte das ações da Embrapa no programa Fome Zero, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), para atender municípios em oito estados do Nordeste e 50 do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais.

Em 2007 para atender demandas de expansão foi realizado um novo convênio com o MDS e novas parcerias foram firmadas com a Fundação Banco do Brasil e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Com os novos convênios as Minibibliotecas já estão instaladas em 529 municípios e o projeto será ampliado para todo o país.

A Minibiblioteca da Embrapa é um kit formado por uma coleção de livros, cartilhas, DVD e CDs, acompanhado de uma estante. O acervo é composto por 37 vídeos do programa Dia de Campo na TV gravados, 108 títulos impressos e 40 títulos dos programas de rádio Prosa Rural gravados em 10 CDs. Cada kit contém dois exemplares de cada título da publicação impressa e um exemplar de cada título de vídeo e CD.

Os temas das obras disponibilizadas são escolhidos de acordo com a realidade de cada região brasileira e abordam cidadania, agroindústria familiar, criação de pequenos animais, cultivo de hortaliças, fruteiras e meio ambiente, todos produtos gerados nos Centros de Pesquisa da Empresa.

Acesso às informações

A Minibiblioteca é composta por publicações e materiais áudio visual elaborados com linguagem simples e direta e tem possibilitado a alunos da área rural, filhos de pequenos produtores, o acesso às informações tecnológicas geradas pela Embrapa e estimulado a adoção de práticas testadas pela pesquisa.

Por isso, pode ser considerada uma iniciativa inovadora de democratização da ciência ao estimular a adoção das práticas testadas pela pesquisa para a melhoria da produção e da qualidade de vida no meio rural.

No contexto educacional, a Minibiblioteca se constitui em unidade de informação escolar e estímulo à leitura que considera as características municipais, representando em algumas escolas, a única alternativa de pesquisa.

Os membros do comitê técnico do concurso vão escolher as iniciativas que apresentam soluções de gestão inovadoras com capacidade de gerar resultados para a sociedade. A divulgação dos finalistas está prevista para dezembro e a premiação para março de 2008.

Patrícia Bertin
Embrapa Informação Tecnológica

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-4008

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

minibibliotecasnoticias