10/09/07 |   Produção animal

Prosa Rural - Boas práticas na produção de farinha de mandioca 2

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Setembro/2007 - 2ª semana - Região Semiárido

Além da destacada importância na alimentação humana e animal, as raízes de mandioca são também utilizadas como matéria-prima em inúmeros produtos industriais. A cultura da mandioca é uma das mais importantes fontes de carboidratos para os consumidores de renda mais baixa em países tropicais do mundo. A mandioca é produzida principalmente por produtores de pequeno porte, em sistemas de produção complexos, com pouco ou nenhum uso de tecnologia moderna, especialmente agroquímicos.

A farinha é a principal forma de utilização de mandioca no Brasil. Assim, a aplicação de Boas Práticas de Fabricação ao processo de produção de farinha de mandioca torna-se muito adequado uma vez que este produto é consumido diretamente sob a forma como é adquirido, sem ter que passar por nenhum tipo de tratamento para eliminar possíveis fatores que possam causar danos à saúde do consumidor.

Primeiramente, a agroindústria de farinha de mandioca deve passar por uma adequação na sua estrutura, onde deverão ser proporcionados todos os requisitos exigidos para uma unidade produtora de alimentos, ou seja, piso em material resistente a umidade e ao pisoteio, vãos de ventilação protegidos com tela para evitar a entrada de insetos, pássaros, animais domésticos. A cobertura poderá ser de brasilite ou alumínio, evitando-se a de palha, com laternim para facilitar a renovação de ar no interior da mesma. Os tanques de lavagem deverão ser de material lavável. A prensa deverá ser construída de material também lavável e de fácil higienização, bem como os locais de trituração (banco e cevador, bola ou caititu) e de tostagem (fornos) também deverão ser readequados com o mesmo objetivo. No caso do forno, é importante que se disponha de um aparato para conduzir a fumaça para fora do ambiente de processamento, pois a mesma poderá se configurar como perigo químico na análise de perigos.

Outro aspecto importante a ser considerado no programa de Boas Práticas de Fabricação é o treinamento dos manipuladores, onde eles perceberão a importância das Boas Práticas de Fabricação para a produção de alimentos seguros. Com os treinamentos é possível racionalizar tempo, trabalho e recursos, além da garantia de uma farinha de mandioca saudável para o consumidor.

Estas e outras informações são fornecidas durante o programa pelas pesquisadoras Marília Folegatti, da Embrapa Meio Ambiente, e Eliseth Viana da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical.

Região Semiárido

 

Léa Angela Assis Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (75) 3621-8076

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2007