10/09/07 |   Agroecologia e produção orgânica

Prosa Rural - Produção de mudas frutíferas, com ênfase em espécies do Cerrado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Setembro/2007 - 2ª semana - Região Centro-Oeste/Sudeste

A produção de mudas frutíferas de plantas típicas do cerrado tem grande importância na região porque pode diminuir a exploração da mata nativa, uma vez que as futuras árvores podem recuperar áreas desmatadas, formar bosques e pastagens, proteger nascentes e ainda arborizar áreas urbanas.

O investimento em mudas saudáveis é o primeiro passo para a obtenção de produtos de qualidade, que vão garantir uma boa produção significativa para o agricultor. "É preciso procurar uma muda com sanidade, com qualidade, certificada, da qual o produtor conheça a origem", destaca Ana Paula Artemonte, bióloga e pesquisadora do escritório da Embrapa Transferência de Tecnologia de Campinas. Uma planta com qualidade tem que ser de boa procedência, ter boa formação e estar livre de pragas e doenças. Se uma muda doente for colocada no campo, pode contaminar todo o pomar e com isso, causar muito prejuízo para o produtor.

As mudas de árvores frutíferas podem ser reproduzidas por sementes ou usando técnicas mais elaboradas, como a enxertia, que é a junção de partes de plantas diferentes para formarem uma única planta, ou a estaquia, a regeneração de plantas a partir de uma de suas partes, como ramos, folhas, raízes. Mas, no caso de plantas do cerrado, o melhor mesmo é usar sementes, como explica o técnico da Embrapa Cerrados, José Roberto Leopoldino. "Deve-se coletar a semente numa região em que haja mais de uma planta daquela espécie que se quer fazer a muda, já que existem plantas que, na mesma flor, têm o macho e a fêmea, outras têm uma flor macho e outra fêmea e ainda outras plantas em que um pé é macho e outra é fêmea", explica Leopoldino.

Durante o programa, o técnico também fornece orientações sobre os demais procedimentos a serem seguidos pelos produtores de mudas frutíferas explicando, por exemplo, como deve ser feito o tratamento da semente, a composição do substrato e ainda que cuidados devem ser tomados com os viveiros e como cuidar para que as mudas sejam levadas ao campo quando estiverem realmente preparadas. O Prosa Rural traz também uma explicação passo-a-passo para a correta construção e instalação de um viveiro.

Região Centro-Oeste/Sudeste

 

Lineu Gobeth
Embrapa Cerrados

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-4510

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2007