30/12/07 |   Agroecologia e produção orgânica  Produção vegetal

Prosa Rural - Recuperação de pastagens degradadas com plantio de arroz

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Dezembro/2007 - 4ª semana - Região Centro-Oeste/Sudeste

O uso intensivo do solo nos cerrados provoca a perda da fertilidade física, química e biológica, cujos sintomas são a aceleração dos processos de degradação e do nível de capacidade produtiva do solo. O sistema barreirão é uma tecnologia que visa a recuperação de pastagens degradadas e pela qual o semeio de uma cultura é feito juntamente com o da forrageira. A finalidade do plantio da cultura é recuperar, ao menos em parte, o custo da formação de uma pastagem.

O uso do plantio de arroz para recuperação de pastagens possibilita a obtenção de grão para venda e alimentação do produtor familiar ao mesmo tempo em que recupera a pastagem para seu rebanho. O plantio do arroz de terras altas permite a recuperação física e química do solo, possibilitando a formação, ao final do ciclo, de uma pastagem de qualidade e baixo custo que garante ao produtor mais retorno financeiro. As operações básicas para a implantação do sistema barreirão são: reconhecimento das características físicas e químicas do solo, correção do solo, gradagem e aração profunda, gradagem de nivelamento, tratamento das sementes de arroz, adubação básica e plantio. O plantio da forrageira se dá juntamente com a adubação em maior profundidade. Estas e outras informações são fornecidas no programa pelo pesquisador da Embrap Arroz e Feijão, João Kluthkouski.

A recuperação de pastagens é um processo oneroso, mas de vital importância para assegurar índices de produção que garantam a rentabilidade da propriedade. Ao associar uma cultura anual, como o arroz, cuja produção cobre os custos da tecnologia aplicada, o produtor sai ganhando porque a lavoura deixa, além do lucro uma pastagem permanente, duradoura. O sistema barreirão apresenta-se para os produtores familiares de todas as regiões como uma tecnologia bastante oportuna para o manejo racional e econômico. Produtores que conciliam suas atividades de lavoura com a atividade leiteira, por exemplo, podem se beneficiar pelo baixo custo de recuperação de pastagens, o que incide diretamente nos gastos com a alimentação animal.

Região Centro-Oeste/Sudeste

 

Rodrigo Peixoto de Barros
Embrapa Arroz e Feijão

Contatos para a imprensa

Telefone: (62) 3533-2108

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2007