05/11/07 |   Produção vegetal  Gestão ambiental e territorial

Prosa Rural - Uso de fungos para melhorar a produção de mudas no Cerrado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Novembro/2007 - 2ª semana - Região Centro-Oeste/Sudeste

Fungos micorrízicos ocorrem naturalmente nos solos e a micorriza é uma associação natural entre esses fungos, benéficos, e as raízes das plantas. O processo ocorre da seguinte forma: os vários filamentos que compõem os fungos associam-se às raízes e ocupam maior volume no solo, passando a funcionar como um sistema radicular adicional à planta, que se estende por espaços não alcançados somente por suas raízes.

A inoculação de mudas com fungos micorrízicos é feita em viveiros e é recomendável porque acelera o crescimento e melhora a qualidade das plantas. Inoculante é o produto que contém os fungos micorrízicos usados para fazer esta inoculação. Os principais benefícios da micorriza para as mudas são: aumento de capacidade das plantas de absorver nutrientes do solo, principalmente, o fósforo; melhor resposta das culturas aos diversos corretivos e adubos, principalmente fosfatados; maior crescimento e antecipação do transplantio de mudas para o crescimento e antecipação do transplantio de mudas para o campo; controle biológico de microrganismo do solo que causam doenças nas raízes das plantas; maior sobrevivência das plantas no viveiro e após o transplantio no campo e em períodos de seca.

O manejo apropriado da micorriza requer a disponibilidade de informações quanto ao comportamento das diversas espécies dos fungos micorrízicos. É importante conhecer sua capacidade de multiplicação no solo e sua efetividade no crescimento de diferentes plantas hospedeiras nas diversas condições de fertilidade do solo. Desse modo, pode-se identificar as melhores e mais eficientes combinações solo-fungo-planta. Este trabalho de pesquisa é desenvolvido pela Embrapa Cerrados. Jeanne de Miranda, pesquisadora que participa do Prosa Rural explica que o inoculante já vem sendo produzido em pequena escala por pequenas empresas. "Pela tecnologia atual da Embrapa um quilo de inoculante custaria em torno de três reais e daria para inocular em torno de cem mudas", afirma. "A muda micorrizada, no caso do pequi, é quase duas vezes maior do que uma sem a micorriza, além de ser mais vigorosa", exemplifica Miranda.

Região Centro-Oeste/Sudeste

 

Liliane Castelões Gama
Embrapa Cerrados

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3388-9953

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2007