01/05/07 |   Agricultura familiar  Agroecologia e produção orgânica

Prosa Rural - Variedades de mandioca recomendadas para o Semiárido

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Maio/2007 - 1ª semana - Região Semiárido

O enfoque do programa é sobre as maneiras que o produtor encontra para enfrentar a podridão radicular ou podridão de raiz, um grave problema que já causou grande diminuição da área dedicada ao cultivo da mandioca na região Nordeste. Causada por fungos, a doença provoca perdas de produtividade da raiz.

Uma alternativa apresentada pela Embrapa para que os produtores voltem a cultivar a mandioca em regiões afetadas pela podridão radicular é a adoção de variedades tolerantes. Durante o programa, a pesquisadora Wania Fukuda, da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, cita várias variedades desenvolvidas pela pesquisa e que já vêm sendo experimentadas, com sucesso, por produtores do semi-árido, como a Kiriris e a Aramari. Ambas apresentam tanto resistência à seca quanto à podridão radicular. "A variedade Kiriris é a mais resistente. Depois da sua recomendação, nos últimos três anos, ela não apresentou nenhum sintoma da doença", ressalta a pesquisadora.

O programa traz ainda o depoimento do produtor Ivo Roberto, da região de São Domingos no agreste sergipano, que já enfrentou problemas com a podridão de raiz. Ao experimentar as novas variedades desenvolvidas pela Embrapa, o agricultor constatou que a Kiriris, além de se mostrar resistente à doença, possibilitou o aumento de sua produção de 20 para 25 toneladas por hectare.

Região Semiárido

 

Sayonara Marinho Soares Borges
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1344

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2007