30/10/17 |   Manejo de Recursos Hídricos

Oficina em Brasília fez parte da preparação para o Fórum Mundial da Água

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Embrapa

Embrapa - Alba durante sua apresentação no Hotel Nacional de Brasília

Alba durante sua apresentação no Hotel Nacional de Brasília

A pesquisadora da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) Alba Leonor esteve em Brasília, entre os dias 25 e 27 de outubro, quando participou da Oficina Construindo uma Agenda de Água e Gênero para o Brasil e para a América Latina. A reunião foi um evento preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água (que também acontecerá em Brasília, em março de 2018) e buscou delinear ações estratégicas de Água e Gênero para a Agência Nacional de Águas (ANA) e para o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).

Alba apresentou o trabalho ‘Água: criando soluções’, projeto que desenvolveu em 11 comunidades rurais de São Luís (MA), em 2005. “A experiência tratava do gerenciamento Integrado de recursos hídricos”, conta a cientista. O projeto foi patrocinado pela Petrobras Ambiental e viabilizado pela ONG Planeja e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luís. “Também fui convidada a publicar artigo sobre esse trabalho em revista da cátedra da Unesco”, completa Alba.

Vale lembrar que, para a oficina em Brasília, foram enviadas 24 experiências, das quais nove foram selecionadas para apresentação em plenária. Destas nove, apenas duas eram brasileiras.

Participaram da Oficina Construindo uma Agenda de Água e Gênero para o Brasil e para a América Latina 10 países (Brasil, Peru, Colômbia, Chile, México, Bolívia, Nicarágua, Panamá, Costa Rica e Equador), com 49 participantes. Os debates abordaram também o quinto (igualdade de gênero) e o sexto (água potável e saneamento) objetivos do desenvolvimento sustentável, e o terceiro (as mulheres formam papel principal na provisão, gerenciamento e proteção da água) princípio de Dublin sobre a gestão integrada de recursos hídricos.

A Oficina foi promovida pela ANA, Parceria Global pela Água (GWP) e Unesco.

Fórum Cidadão

Em Brasília foi divulgado que o gratuito Fórum Cidadão, parte integrante do  8º Fórum Mundial da Água, contará com uma vila cidadã, com uma arena para 300 pessoas; o mercado de soluções, para expor soluções tecnológicas simples, que aceitará até 60 projetos; exposições interativas; coretos, que terão espaços de convivência para até 30 pessoas; o Espaço Hidro- Café, para entrevistas pela internet e talk shows; e a Plataforma Sua Voz, espaço para debates pela internet.

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 2179-4578

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

forum-mundial-da-agua