01/11/17 |   Agricultura familiar  Biodiversidade  Produção vegetal  Convivência com a Seca

Dia de Campo na TV - Uso de cactáceas na alimentação e como plantas ornamentais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ana Elisa Sidrim

Ana Elisa Sidrim -

Este programa foi ao ar no dia 03 de novembro de 2017.

O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é sobre os diferentes usos das cactáceas, espécie vegetal abundante no Semiárido nordestino, mas ainda pouco aproveitada. A Embrapa desenvolve trabalhos com seleção de espécies nativas com potencial ornamental. Desde 2005 as cactáceas nativas são conservadas na Unidade em uma coleção com espécies nativas e exóticas, visando ao seu uso de modo sustentável.

São realizadas ainda pesquisas voltadas para a multiplicação, caracterização morfológica e molecular das cactáceas, bem como para o desenvolvimento de produtos ornamentais e para a produção de biofibras. A pesquisadora Diva Correia afirma que “os estudos são uma forma de preservar essas espécies cada vez mais ameaçadas com a degradação da Caatinga”. Por serem espécies de simples manejo, as cactáceas vêm se tornando uma opção privilegiada para designers e arquitetos na hora de planejar a decoração de imóveis e espaços públicos.
 
Embora o uso mais comum seja como planta ornamental, as cactáceas também podem ser utilizadas na alimentação. A palma forrageira é tradicionalmente usada como complemento da ração bovina, representando fonte importante de hidratação dos ruminantes e uma alternativa para muitos produtores rurais no período de seca. As cactáceas também podem ser utilizadas para alimentação humana. Além da palma forrageira, que já é utilizada na merenda escolar em alguns municípios do Nordeste, a pitaia é uma espécie oriunda da América Central que vem sendo conhecida e apreciada pelos brasileiros nas receitas de sucos e doces.

Uma das grandes vantagens dos cactos é a rusticidade, exigindo poucos tratos culturais, e a resistência a longos períodos de estiagem. Outra vantagem é o valor nutricional, com alto índice de proteína, fibras e água. O programa vai mostrar o potencial do mercado de plantas ornamentais, exemplos de consumo na alimentação humana e aspectos do cultivo.

O Dia de Campo na TV “Uso de cactáceas na alimentação e como plantas ornamentais" foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) em parceria com Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE) unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do tema principal, o programa aborda outros assuntos nos quadros – Agência Embrapa de Notícias, Sempre em Dia; Repórter em Campo; Na Mesa; Quem quer ser cientista; Minuto do Livro e Ciência e Tecnologia em Debate.

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Ricardo Moura (DRT 1681/CE JP)
Embrapa Agroindústria Tropical

Contatos para a imprensa

Telefone: (85) 3391-7117

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

dctvsemiaridocaatinga2017biomacactaceaplanta-ornamentalalimentacao-humana