04/12/17 |   Agricultura familiar

Embrapa Cocais leva os Sistemas Agrícolas Consorciados para o Prosa Rural

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Prosa Rural - Região Nordeste, que vai ao ar na primeira semana de dezembro, vai falar dos Sistemas Agrícolas Consorciados, tecnologias adequadas à agricultura familiar. É um conjunto de tecnologias que buscam a diversificação da produção, envolvem as culturas alimentares do arroz, milho, feijão caupi e mandioca, aumentando o leque de produtos do pequeno agricultor com excelentes resultados de produção.

A metodologia preconiza a implantação de URTs – Unidades de Referência Tecnológica, com ênfase nas variedades em uso na região, e a construção de conhecimentos em áreas de um hectare em comunidades selecionadas pela prefeitura parceira.   Além do consórcio, o sistema preconiza a rotação de culturas entre o arroz, feijão e milho, prática que intensifica o uso da terra com sustentabilidade, conservação e manejo adequados do solo.

O objetivo da transferência de tecnologia e construção do conhecimento é promover o desenvolvimento regional. Os técnicos locais repassam ao pequeno produtor essas técnicas de manejo do solo, manejo de pragas e doenças, fertilidade e arranjos espaciais, permitindo o uso mais eficiente da terra, a melhoria da produtividade e o aumento da diversidade de produção por unidade de área. A base de implantação é a própria comunidade com incentivo ao envolvimento participativo da Prefeitura Municipal, técnicos e das comunidades rurais familiares.

A melhoria das condições de manejo e diversificação dos cultivos para incrementar produção e produtividade com sustentabilidade socioeconômica e ambiental da agricultura (especialmente a familiar), eficiência no uso da terra e máxima rentabilidade da lavoura são o foco do trabalho. A adoção destas técnicas propicia a redução da carga de trabalho e do desmatamento, amplia a capacidade de produção por unidade de área e confere mais segurança alimentar e de renda para a agricultura familiar.
 
Nas safras 2014/15, 2015/16, foram desenvolvidos trabalhos nos Municípios de Urbano Santos – MA, Buriti Bravo – MA e Matões – MA, com o treinamento de mais de 60 técnicos nas regiões e foram alcançados mais de 400 produtores diretamente com as tecnologias sociais de Sistemas Agrícolas Consorciados no Maranhão. Na safra 2016/17, teve a transferência da tecnologia “sistemas consorciados” foi realizada nos Municípios de Matões - MA e Buriti Bravo - MA.

Ouça o programa aqui!

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

 

Para ouvir outros programas, acesse a página do Prosa Rural.

Flávia Bessa (MTb 4469/DF)
Embrapa Cocais

Contatos para a imprensa

Telefone: 98 3878-2222

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

prosa-rural