21/02/18 |   Agricultura familiar  Produção vegetal  Convivência com a Seca  Manejo Integrado de Pragas

Manejo controla nova praga da videira no Vale do São Francisco

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Tiago Lima

Tiago Lima - Lagarta na flor aberta

Lagarta na flor aberta

O Dia de Campo na TV vai falar sobre o controle de nova praga identificada de forma localizada em pontos específicos de parreirais cultivados no Submédio do Vale do rio São Francisco, em áreas do Semiárido dos estados da Bahia e Pernambuco. Inovações tecnológicas desenvolvidas por pesquisadores e apoiadas por técnicos de empresas parceiras tem aprimodo o manejo integrado desse problema fitossanitário e reduzido danos do inseto aos plantios.

Os parreirais não estão entre os mais extensos do país, no entanto os quase 12 mil hectares se destacam por elevadas produtividades das plantas e a qualidade dos frutos. Nas propriedades, as inovações potencializam uma vantagem exclusiva da viticultura no Semiárido: a realização de colheitas em todos os meses do ano. Dessa forma, o Submédio do Vale do Rio São Francisco alcançou a condição de principal zona de exportação de uvas finas de mesa para os Estados Unidos e a União Europeia.

A presença da traça-da-videira-sul-americana em áreas específicas e pontuais de parreirais instalados no município pernambucano de Lagoa Grande põe em risco a produtividade da viticultura no Submédio do Vale do rio São Francisco. A praga afeta a produção de cachos, reduz a qualidade dos frutos e tem potencial para causar significativas perdas econômicas aos agricultores e às empresas.

A eficiência no controle da traça-da-videira sul americana é resultado da combinação de várias medidas. A introdução do controle biológico dentre as estratégias fitossanitárias de agricultores e empresas fez aparecer resultados satisfatórios ao reduzir a população do inseto na área cultivada. A opção pelo emprego de um parasitoide, o Trichogramma pretiosun, foi pela habilidade de atingir a praga no momento de maior exposição: a fase de ovo.

O programa vai mostrar como a Embrapa Semiárido vem trabalhando há vários anos e orientando para os tratos culturais, como o de não deixar no chão as bagas retiradas com o raleio, principalmente nas bordaduras e a aplicação de insumos químicos que, por si sós, não foram suficientes para conter a infestação dos parreirais pela praga. O conjunto de conhecimentos gerados tem definido práticas que aumentam a fertilidade dos solos, ampliam a eficiência do uso de água de irrigação e do controle de problemas fitossanitários, como pragas e doenças.

O Dia de Campo na TV " Manejo controla nova praga da videira no Vale do São Francisco " foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) em parceria com a Embrapa Semiárido (Petrolina-PE), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do tema principal o programa aborda outros assuntos nos quadros – Agência Embrapa de Notícias, Sempre em Dia; Repórter em Campo; Na Mesa; Quem quer ser cientista; Minuto do Livro e Ciência e Tecnologia em Debate.

Assista ao programa (horário de Brasília):
Canal Rural (Net/Sky) – sexta-feira, às 11h
NBR (TV do Governo Federal) – sexta-feira, a partir de 19h30
TV Câmara – sábado, às 7h, e reprise domingo no mesmo horário

Marcelino Lourenço Ribeiro Neto
Embrapa Semiárido

Contatos para a imprensa

Telefone: 87) 3866-3734

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

dctv2017