15/05/18 |   Comunicação

Pesquisador Orlando Monteiro falece aos 70 anos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O pesquisador aposentado da Embrapa Semiárido Orlando Monteiro de Carvalho Filho faleceu no dia 12 de Maio de 2018, na cidade de Nossa Senhora da Glória-SE. Aos 70 anos de idade, ele foi vítima de um infarto fulminante.

Orlando Monteiro ingressou na Embrapa no ano de 1975, afastando-se da empresa em 2003, em razão da aposentadoria. Era graduado em Agronomia pela Escola Agronômica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com mestrado em Nutrição Animal e Pastagens pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP).

Na Embrapa, trabalhou com avaliação de pastagens e forragens e no desenvolvimento de um sistema tecnológico para a sustentabilidade da bovinocultura leiteira de base familiar, apoiada em sistema agrossilvipastoril agroecológico. O Sistema Glória de produção de leite para o Semiárido, voltado para as bacias leiteiras das zonas agrestes de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, foi um dos seus mais importantes legados.

O sistema, que tem baixo impacto ambiental, engloba vários subsistemas que funcionam de forma integrada, sustentável e com reduzido uso de insumos externos, para a produção de leite a baixo custo. É fundamentado na mão-de-obra familiar e tração animal, na infraestrutura agrossilvopastoril adaptada à seca e em animais zootecnicamente compatíveis com o ambiente.

Monteiro defendia uma produção de leite no Semiárido ambientalmente amigável e limpa. Nos últimos anos, além de produtor orgânico de leite, atuava como consultor em produção sustentável de gado de leite, com base em sistemas agroecológicos no Semiárido brasileiro. Também foi consultor na Secretaria de Estado da Agricultura de Sergipe.

Fernanda Birolo (MTb/AC 81)
Embrapa Semiárido

Contatos para a imprensa

Telefone: (87) 3866-3734

José Nilton Moreira (Colaborador)
Embrapa Semiárido

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/