11/10/18 |   Convivência com a Seca

Articulação Internacional promove visita de estudiosos do Cirad/França a centros de pesquisa do Nordeste

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Embrapa

Embrapa - Equipes da Embrapa e Cirad avaliam métodos de monitoramento da degradação do solo por satélite no Nordeste

Equipes da Embrapa e Cirad avaliam métodos de monitoramento da degradação do solo por satélite no Nordeste

Equipe do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica pelo Desenvolvimento (Cirad) esteve no Nordeste em setembro buscando trocar informações com cientistas locais a fim de iniciar uma proposta para um projeto na área de sensoriamento remoto, diagnóstico e zoneamento e soluções para convivência com a seca. A fim de concretizar o trabalho serão buscados dois objetivos: estabelecer uma grande parceria e buscar financiamento junto à Agência Francesa de Pesquisa.

A equipe visitou a Estação Experimental de Caruaru do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e também as áreas experimentais com sistemas de produção agropecuários característicos do semiárido pernambucano.

Já em Alagoinha (PB), região de transição de ambientes da Zona Úmida Costeira para o Agreste, houve visita aos sistemas integrados de produção agropecuária, lavoura, pecuária e floresta na Estação Experimental da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa).

Em seguida, na Embrapa Algodão (Campina Grande, PB), aconteceu visita à Fazenda Carnaúba, em Taperoá, com equipe da Embrapa Caprinos (Sobral, CE), onde foi apresentada uma propriedade com criação de caprinos, gado, produção de queijo de cabra, cultivo de capins e palma em condições de Semiárido.

Na última parada, o grupo viajou para Petrolina (PE), onde houve palestras e reuniões técnicas sobre uso de sensoriamento remoto para o estudo de degradação.

“Em outubro membros da direção do Cirad preveem uma reunião para avaliar a possibilidade de um projeto de cooperação cientifica e financiamento para estudos de degradação de solos, continuaremos o trabalho de articulação neste sentido”, conclui a pesquisadora da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) Margareth Simões, articuladora internacional do centro de pesquisa.

Palestras e reuniões
Aconteceram palestras e reuniões na Embrapa Solos/UEP Recife, IPA, Embrapa Algodão e Embrapa Semiárido (Petrolina, PE).

Confira os temas abordados:

Contribuições do Cirad para o estudo da dinâmica de uso e cobertura das terras a partir da imagem de satélites (Agnes Bégue)

Modelo de crescimento de cultura - Subsidio ao Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Christian Baron-Cirad)

Plataforma GEOABC e a construção de projeto para reinserção de terras degradadas ao sistema produtivo (Margareth Simões), além do novo projeto de reinserção de terras degradadas, por Margareth Simões e Rodrigo Ferraz (Embrapa Solos)

Uso e cobertura das terras no semiárido e o processo de desertificação´(Luciano Accioly –Embrapa Solos UEP Recife)

Ações de pesquisa e transferência de tecnologia do Instituto Agronômico de Pernambuco no semiárido de Pernambuco (Geraldo Majella Bezerra Lopes-IPA)

Ações de pesquisa e transferência de tecnologia da Embrapa Solos UEP Recife no semiárido do Nordeste (André Júlio do Amaral (Embrapa Solos UEP Recife)

Plataforma GEOABC e a construção de projeto para reinserção de terras degradadas ao sistema produtivo (Margareth Simões)

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 2179-4578

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

ciradzarc